Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Balde de água fria ao cair do pano

Por Sporting CP
04 Dez, 2022

Leoas viram o triunfo a escapar nos últimos minutos (2-2)

Mais uma vez, o azar bateu à porta das Leoas esta época, que ficaram muito perto, mas não conseguiram regressar às vitórias. A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu, este domingo, o SF Damaiense e empatou 2-2 no encontro relativo à oitava jornada da Liga BPI.

Primeiro, duas estreias a marcar embalaram a formação verde e branca: Inês Gonçalves marcou o seu primeiro golo neste campeonato ao fechar a primeira parte e Fátima Dutra - de livre directo – festejou o seu primeiro golo de Leão ao peito logo a abrir o segundo tempo. No entanto, essa vantagem durou pouco, porque as visitantes reagiram logo com o 2-1 e já em cima dos noventa minutos conseguiram chegar ao empate.

Para este encontro frente a uma das equipas-revelação do campeonato - actual terceira classificada - o conjunto verde e branco apresentou-se com quatro alterações no onze inicial, para o qual entraram Melisa Hasanbegović, Fátima Dutra, Rita Fontemanha e Inês Gonçalves, substituindo Bruna Lourenço (a cumprir suspensão), Alícia Correia, Ana Teles e Diana Silva.

Desde o apito inicial, as melhores ocasiões de golo pertenceram ao Sporting CP, que foi tendo sempre mais bola também, mas nem Cláudia Neto nem Chandra Davidson conseguiram levar a melhor na finalização ainda dentro dos primeiros 20 minutos.

Ainda assim, foi notório o encaixe das duas formações, num primeiro tempo em que houve duelos e muita luta, escasseando, por sua vez, a acção por perto das duas balizas – Hannah Seabert não foi chamada a intervir nos primeiros 45 minutos.

O nulo, no entanto, seria desfeito antes do intervalo, graças a uma jogada plena de verticalidade das Leoas para desequilibrar o marcador. Andreia Bravo soltou para Cláudia Neto e esta, de forma perfeita, lançou Inês Gonçalves na profundidade, seguindo-se o remate cruzado da avançada para o fundo das redes à passagem dos 40 minutos. Na sua primeira titularidade este ano no campeonato, chegou também o seu primeiro golo na prova.

Para o segundo tempo, o SF Damaiense trocou de guardiãs, introduzindo Andrea Neves e o Sporting CP reatou a partida com a mesma eficácia com que a tinha deixado. Num livre descaído para a direita, a canhota Fátima Dutra bateu directo e em arco para o fundo das redes, assinando um grande golo – o seu primeiro de Leão ao peito.

De repente, as oportunidades e os golos sucederam-se numa segunda parte muito mais animada. Logo a seguir, a uma boa jogada de entendimento colectivo só faltou melhor pontaria à jovem Andreia Bravo para a finalizar da melhor maneira. Felicidade essa que teve o conjunto visitante, cinco minutos depois, quando através de uma bola parada fez o 2-1, relançando de imediato a discussão pelos três pontos.

Já na resposta verde e branca, Inês Gonçalves, de cabeça, ficou muito perto do golo e, mais tarde, Brenda Pérez também ameaçou a baliza adversária perto dos 70 minutos. Parecia mais perto o terceiro do Sporting CP do que o empate do SF Damaiense, mas tudo mudou nos derradeiros minutos.

Já com as jovens Joana Dantas e Maísa Correia – esta em estreia na equipa principal em 2022/2023 - em campo para refrescar as Leoas, a formação visitante foi arriscando para tentar um esforço final e foi feliz em cima do minuto 90. Após uma recuperação alta, Jorian Baucom protagonizou o lance individual no qual assinou o 2-2 final para desespero da equipa verde e branca, tremendamente penalizada.

Desta forma, o Sporting CP soma 14 pontos e continua no quarto lugar da Liga BPI, antes de se deslocar à ilha da Madeira para defrontar o CS Marítimo.

Sporting CP: Hannah Seabert [GR], Ana Borges [C], Carolina Beckert, Melisa Hasanbegović, Fátima Dutra, Rita Fontemanha (Alícia Correia 90+2’), Cláudia Neto, Andreia Bravo, Brenda Pérez (Maísa Correia 84’), Chandra Davidson (Joana Dantas 78’) e Inês Gonçalves.