Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Academia leonina é a 4.ª que mais forma na Europa

Por Jornal Sporting
31 Out, 2016

Estudo do CIES - Observatório do Futebol comprova que, nas 31 principais ligas da Europa, a formação do Sporting é a 4.ª mais representada

O Sporting CP é o quarto Clube que mais forma na Europa. O estudo, medido através de dados objectivos, realça o número de jogadores formados por cada academia, sobressaíndo o Sporting CP como o quarto com maior número de jogadores a jogar nas 31 principais ligas do velho continente. À frente dos leões, só Ajax, Partizan e Dínamo de Zagreb, respectivamente primeiro, segundo e terceiro classificados.

No total, são 54 os jogadores que estão a jogar pela Europa e foram formados em Alcochete. O Barcelona é, por exemplo, um dos clubes que fica atrás dos leões na tabela, sendo que oito dos 54 ainda fazem parte da equipa de Alvalade. Olhando para o panorama nacional, FC Porto e Benfica são os dois outros emblemas que aparecem na lista, mas bem mais abaixo na tabela, em 16.º e 18.º respectivamente. Curiosidade também para o facto de tanto dragões como águias terem exactamente metade dos jogadores formados localmente nos seus plantéis (4) em relação ao Sporting CP (8).

O critério assumido no estudo para identificar a formação dos jogadores foi o mesmo que a UEFA utiliza, ou seja, passar três anos entre os 15 e os 21 na mesma escola de formação.