Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Iniciados perdem primeiros pontos

Por Jornal Sporting
15 Out, 2016

Equipa de Pedro Coelho cede empate a zero na Academia Sporting contra O Elvas

O que se passou no Estádio Aurélio Pereira, em jogo a contar para a 8.ª jornada do Campeonato Nacional de juniores C, foi a prova de que não existem jogos fáceis. A equipa de O Elvas chegou à Academia Sporting no penúltimo lugar da tabela classificativa, com o registo de 15 golos sofridos, para defrontar os poderosos leões, que ainda só tinham conhecido o sabor da vitória na competição.

A verdade é que o segundo melhor ataque da prova (41 golos marcados), habituado a aplicar goleadas, não se conseguiu impor diante do conjunto alentejano, que saiu da casa-mãe leonina com um ponto, tornando-se assim no primeiro emblema da época 2016/2017 a tirar pontos aos orientados de Pedro Coelho. 

Este resultado explica-se, principalmente, pela falta de assertividade dos verdes e brancos no último terço do terreno. Ainda que, na primeira parte, os leões tenham criado algumas oportunidades de golo, o adversário, bastante agressivo sobre o portador da bola, nunca deixou que os jogadores leoninos beneficiassem do que melhor sabem fazer: circulação e combinações na zona central. 

Este factor evidenciou-se mais na etapa complementar, quando o Sporting CP insistia em explorar o corredor mais congestionado da partida, deixando as investidas nas alas para o único jovem que conseguia agitar o ritmo nessa posição: Joelson Fernandes. A vontade do extremo leonino foi insuficiente, sentindo constantemente necessidade de partir no um para um, devido à falta de apoio no lado esquerdo. 

Há medida que o cronómetro ia avançando, os níveis de ansiedade aumentaram e o Sporting CP não demonstrava capacidade para progredir no campo, muito graças à brilhante entreajuda demonstrada pelo conjunto d' O Elvas.

 Até final, ambas as formações poderiam ter marcado. Primeiro, Diogo Almeida fez estremecer a baliza verde e branca após um livre descaído para o lado esquerdo, já muito próximo da grande área, que bateu com estrondo na barra. Depois, também de bola parada, Gonçalo Batalha, na cobrança do chamado 'canto curto', levou a bola ao poste mais distante de si, sem que nenhum jogador aparecesse para fazer a emenda. 

Com este resultado, o Sporting CP continua líder da classificação, sendo que agora só tem mais um ponto (22) do que o rival Benfica. Na próxima jornada, os leões jogam em casa do Sacavenense.