Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

A arte de vencer e convencer

Por Jornal Sporting
04 Dez, 2016

Iniciados golearam o V. Setúbal por 6-0 depois de uma exibição de luxo que vale o primeiro lugar

Uma aula de inteligência táctica programada pelo ‘maestro’ Pedro Coelho e a sua ‘orquestra’ de iniciados – esta é a frase escolhida para resumir a segunda jornada do Campeonato Nacional de juniores C (2.ª fase – Zona Sul). Frente ao V. Setúbal, na Academia Sporting, o conjunto leonino apresentou o verdadeiro ADN da formação, factor que valeu uma goleada por 6-0 e a ascensão ao primeiro lugar da tabela classificativa – o único que permite continuar a lutar pelo título.

Estava tudo preparado para o início do jogo. Tudo menos as condições climatéricas, que tentaram impugnar o ‘concerto’ desde o apito inicial. À hora marcada – 11h – começou o espectáculo, sendo que certas individualidades se destacaram de imediato devido à irreverência com a bola nos pés. Bruno Tavares e Joelson Fernandes dinamizaram as alas, mas nunca lá ficaram presos. Na velocidade, ultrapassavam os adversários. Depois, vinha a escolha natural: linha ou corredor central? Iam alternando e os golos surgiram de ambas as formas. Um cruzamento/remate de Bruno Tavares, descaído para o lado direito, abriu o activo, logo aos 13’, naquele que seria o lance introdutório de um grande ‘banho de bola’. Num compasso de três em três ou de quatro em quatro, os golos foram aparecendo, ora através de desenhos tácticos irrepreensíveis, ora de passes entre linhas que deixavam o ‘matador’ na cara do guarda-redes sadino – Bruno Tavares somou mesmo um hat-trick (17’, 20’ e 23’).

O processo defensivo dos verdes e brancos mais pareceu uma corrida contra o tempo, como se o treinador leonino estivesse a cronometrar quantos segundos o Sporting CP passava sem a posse de bola e oferecesse um prémio ao jogador que, mais rapidamente, conseguisse recuperá-la. A pressão asfixiante resultou no seguinte dado estatístico: o V. Setúbal visou a baliza leonina pela primeira vez aos 42’. Tal requinte defensivo transbordou para o ataque, pois os centrais também se sentiam confiantes para pisar a grande área oposta. Rodrigo Rego aumentou a vantagem depois de subir ao ‘segundo andar’ e ganhar nas alturas – fantástica, a impulsão do defesa dos leões, que fez o 5-0.

Numa manhã de harmonia entre sectores, o Sporting CP deixou novo ‘brinde’ para a etapa complementar. Leandro Gonçalves fechou a contagem (53’), dando ainda mais volume ao marcador e brilho ao rendimento da ‘orquestra’. Quem quiser continuar a tirar apontamentos desta formação, aponte na agenda: Barreirense-Sporting CP para a terceira jornada no dia 11 de Dezembro.