Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Nota artística no clássico de iniciados

Por Jornal Sporting
21 maio, 2017

Rodrigo Costa, Daniel Rodrigues e Rodrigo Rego marcaram na vitória por 3-0 contra o FC Porto

Foi de forma categórica que o Sporting CP venceu o FC Porto por 3-0, esta manhã, no Estádio Aurélio Pereira. Os golos bonitos (e para vários gostos) marcaram um clássico de iniciados pautado pela entrega de todos os intervenientes na sétima jornada da terceira fase do Campeonato Nacional. No final, festejaram os verdes e brancos, que tinham na bancada um espectador muito especial. Mas já lá vamos.

O remate de Gonçalo Batalha ao ferro da baliza azul e branca, na sequência de um livre directo, fazia prever a vantagem do Sporting CP, mais forte do que o adversário no início do jogo. Muito por culpa da pressão alta que impediu os dragões de se organizarem na primeira fase de construção. Se o poste negou o primeiro dos leões, o fiscal de linha anulou a vantagem dos nortenhos, depois de assinalar (e bem) fora-de-jogo a Mauro Ribeiro. A partida estava animada e as duas formações disputavam cada lance no limite, fazendo jus à rivalidade de um clássico. No coração da área, Rodrigo Costa apercebeu-se da bola que viajou do corredor direito e antecipou-se a tudo e a todos, dando ao encontro o único ingrediente que faltava: o golo (1-0) – excelente intervenção do número 9 leonino ao primeiro poste.

Empolgados pela vantagem, os orientados de Pedro Coelho não adormeceram à sombra da margem mínima, continuando a impor uma rápida dinâmica no ataque, com os laterais sempre presentes no momento ofensivo, criando vantagem nas alas. Minutos depois de o ‘mister’ ter trocado os extremos de lado (Bruno Tavares passou para a direita, enquanto Alexandre Lami assumiu o corredor esquerdo), Bruno Tavares fez das suas: deambulou à frente do opositor directo, descaiu para o meio e lançou uma ‘bomba’ à… barra. Em cima do intervalo, Daniel Rodrigues quis ‘vingar’ o colega de equipa, rematando ‘do meio da rua’ para o 2-0 do Sporting CP (31’) – dedicatória sentida do médio a Norberto Mourão, atleta leonino de paracanoagem que assistiu ao desafio na bancada.

A segunda parte não começou menos agitada do que a anterior. Dos balneários voltou um FC Porto à procura de outro resultado e um Sporting CP focado em dilatar a vantagem. Nesse sentido, também entre os postes se assistiu a um duelo particular entre Diogo Almeida e Ivan Cardoso, os dois guardiões que rubricaram excelentes exibições – Bruno Tavares e Tiago Ribeiro que o digam, pois viram as suas tentativas travadas pelas luvas dos respectivos opositores. Em cima do último apito, a excelente visão de jogo de João Daniel, recém-entrado, deixou Rodrigo Rego na cara do golo. Quem disse que os centrais tremiam no frente-a-frente? Com um toque carregado de classe, fixou o marcador nos 3-0 (67’).

Os três pontos conquistados este domingo permitem ao Sporting CP alcançar o primeiro lugar, ainda que fiquem a aguardar o desfecho do duelo entre Benfica e Académica. Na próxima jornada, os leões recebem o Anadia para a oitava ronda da última fase.