Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Iniciados estreiam-se no campeonato com goleada

Por Jornal Sporting
27 Ago, 2017

No dérbi lisboeta que deu o mote da prova, o Sporting CP venceu o Belenenses por 4-0

Melhor do que entrar no campeonato a vencer é entrar no campeonato a golear, prova de que o trabalho de preparação tem sido positivo. Pedro Coelho, técnico da equipa de iniciados, assim o sublinhou no final da partida frente ao Belenenses, dominada em todos os momentos pelo Sporting CP (4-0). "Queríamos ganhar rotinas em relação aos comportamentos que temos trabalhado e, de preferência, com um triunfo expressivo", vincou. Na primeira jornada da competição, os verdes e brancos cumpriram com rigor, deixando 'água na boca' para o que aí vem. 

Sem intenções de deixarem o resultado por 'mãos alheias', os leões entraram no Estádio Aurélio Pereira a impor um ritmo frenético, próprio de quem não tinha estado 'de férias'. Logo aos três minutos, o irrequieto Joelson Fernandes abriu o activo, fazendo um golo de 'ângulo impossivel' - remate fortíssimo do extremo leonino, que fez a bola entrar entre o poste (esquerdo) e o guarda-redes. Gonçalo Arvelos nem a viu. Nota ainda para a variação de flanco operada pela equipa, permitindo a Joelson forçar o 1x1, o seu ponto forte. A vertigem ofensiva não se extinguiu (muito pelo contrário). Sem pernas para acompanhar os jogadores do Sporting CP, os azuis do Restelo foram permitindo sucessivas entradas na sua grande área. Tantas vezes o cântaro vai à fonte, que um dia... dá penálti. Duarte Henriques derrubou o avançado Tristan Hammond, competente na marcação do castigo máximo (9'). 
 
 
Com o 2-0, o conjunto de Pedro Coelho baixou a intensidade, tentando jogar mais no erro do adversário, incapaz de fazer um remate enquadrado com a baliza durante o primeiro tempo. No capítulo da pressão, o meio-campo leonino mostrou capacidade para condicionar todas e quaisquer intenções do Belenenses. Mesmo sem 'a corda' inicial, os leões ainda aumentaram a vantagem antes do intervalo, por intermédio de Armando Silva, camisola 10. Após uma jogada que 'vem nos livros', o capitão aumentou o conforto da 'almofada' no marcador - destaque para a movimentação do avançando Tristian Hammond, bastante móvel na construção e responsável por atrair defensores contrários. Ao baixar, permitiu o desiquilíbrio de Miguel Menino pelo lado direito, que encontrou Armando na área. A expulsão, por palavras dirigidas ao árbitro, de Joelson Fernandes (vermelho directo) causou algumas reticências quanto à etapa complementar, mas na prática só voltou a dar Sporting CP. 
 
Em desvantagem numérica, os leões mantiveram-se donos da bola. Dos forasteiros, realce apenas para o bom remate de Gustavo Rodrigues, ligeiramente mal medido ao nível da direcção. Analisando a partida, o treinador leonino fez algumas alterações e uma delas esteve perto de singrar, já que Daniel Lyapin cabeceou ao poste na primeira intervenção que teve. Numa segunda parte com menos história, em que o Belenenses não conseguiu explorar o facto de ter mais um atleta em campo, o auto-golo dos azuis  (66') fechou o desafio (4-0). Na próxima jornada, o Sporting CP visita o CAC (03/09), que saiu derrotado pelo Oeiras por 4-1 nesta ronda inaugural.