Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

Ascensão à liderança com triunfo no dérbi

Por Jornal Sporting
11 Out, 2017

Iniciados venceram o Benfica por 2-0 com golos de Adriano Almeida e Joelson Fernandes

A qualidade colectiva e individual das equipas de sub-15 de Sporting CP e Benfica transportaram-nos para um duelo bastante táctico entre os eternos rivais. Foi numa primeira parte em que os orientados de Pedro Coelho tiveram a batuta do jogo que se construiu o resultado final, com golos de belo efeito de Adriano Almeida (20') e Joelson Fernandes (27'). A réplica dos encarnados na etapa complementar verificou-se pela maior percentagem de posse de bola, mas construindo apenas uma clara ocasião de golo, já que os leões controlaram quase sempre o ímpeto ofensivo. Com este triunfo na sétima jornada do campeonato (primeira frase - série E), o Sporting CP ascendeu à liderança, somando mais um ponto do que o clube da Luz (19/18). 

As formações encaixaram que nem uma luva no relvado do Estádio Aurélio Pereira (Academia Sporting, Alcochete). A aposta no 4x3x3 de ambos os técnicos 'equilibrou o campo' e prova disso foram as raras ocasiões de golo que apareceram ao longo de toda a partida. A diferença no marcador fez-se, essencialmente, pela capacidade de finalização nas poucas oportunidades criadas. Na primeira parte, os verdes e brancos foram donos e senhores do encontro, lançados pela 'diabrura' de Joelson Fernandes no corredor esquerdo, apoiado por um meio-campo consistente - Gonçalo Sabino esteve em evidência dada a sua facilidade em descongestionar o jogo. A defesa do Benfica nunca se mostrou capaz de travar os desiquilíbrios criados pelo menino de apenas 14 anos, por isso as suas incurssões pela linha eram invarivalmente uma dor de cabeça. No entanto, o primeiro golo saiu dos pés de Adriano Almeida, lateral-esquerdo leonino. O jogador aproveitou um alívio incompleto para 'fuzilar', de muito longe, a baliza de André Mendes - apesar da qualidade da execução, o guardião das águias parece ter sido mal batido. 
 
Sem desacelerar, o Sporting CP continuou a comandar operações, procurando desequilibrar através das alas, mas solicitando Tristan Hammond (número 9) várias vezes para receber de costas para a baliza a abrir espaço nos corredores. Aos 27 minutos, um livre directo cobrado de forma exímia por Joelson viria a aumentar a vantagem dos leões. Prémio merecido para o melhor em campo. 
 
 
Os jogadores do Benfica entraram para a etapa complementar à procura de uma história diferente. Melhoraram a capacidade de guardarem a bola em seu poder, mas continuaram a demonstrar dificuldades em chegar a zonas de finalização. A melhor ocasião apareceu através de um cabecemento de João Tomé, que ficou a centímetros de reduzir. Até final, o placard não se viria a alterar. Os leões ascenderam ao primeiro lugar da tabela classificativa e deslocam-se ao terreno do Real na próxima ronda (15 de Outubro, 15h).