Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Prova difícil, mas superada com distinção

Por Jornal Sporting
21 Jan, 2018

Triunfo por 3-0 contra o Vit. Setúbal, num jogo em que os golos só apareceram na segunda parte

A sétima jornada do Campeonato Nacional (segunda fase, zona sul) opôs Sporting CP e Vit. Setúbal na Academia leonina ou, de outra forma, o segundo e o quarto classificados da competição. Diferenças à parte, as duas formações levavam o mesmo número de golos sofridos – cinco - à entrada para esta ronda. Pela frente, os pupilos de Pedro Coelho encontraram um adversário muito bem organizado defensivamente, que só conseguiram ‘ludibriar’ na etapa complementar, período em que apareceram os festejos de Joelson Fernandes (44’), Rafael Lopes (52’) e Adriano Almeida, (70’+3). A vitória por 3-0 permitiu aos jovens leões alcançarem o Benfica na tabela classificativa (18 pontos), ainda que o eterno rival tenha menos um jogo disputado, com data marcada para o dia 18 de Março, frente ao Belenenses.

Na primeira parte, os 10 minutos iniciais ficaram marcados pelos intensos duelos que se travaram a meio-campo. Apesar de os verdes e brancos terem passado a maior parte do tempo instalados no meio-campo contrário, tardaram em encontrar formas de chegar à baliza de Tiago Neto – pedia-se uma maior simplicidade de processos no último terço do terreno. As duas oportunidades claras de finalização saíram dos pés do lateral-esquerdo Adriano Almeida. Aos 13’, viu o guarda-redes do Vitória travar-lhe o remate ‘à queima’ e, aos 26’, atrapalhou-se com o avançado Luan Fernandes, sendo que nenhum conseguiu dar o melhor seguimento ao cruzamento de Lucas Dias.

O ‘teimoso’ empate não deixou ansiosos os jogadores do Sporting CP. Prova disso foi a forte entrada na segunda metade, logo com um golo de Joelson Fernandes (44’). O extremo dos leões aproveitou a subida de Rafael Lopes, sempre interventivo no ataque, tendo ‘empurrado’ a bola para o fundo das redes após passe do lateral-direito. Estava desbloqueada a partida.

O opositor sentiu o peso da desvantagem e não conseguiu manter o mesmo foco, também por culpa da quebra física, factor que os verdes e brancos aproveitaram para ‘matar’ o encontro. Mais uma vez, a incursão de Rafael Lopes pelo corredor direito resultou em nova mexida no marcador (52), mas desta feita com o lateral como protagonista, já que foi o autor do 2-0 – destaque para a assistência de Lucas Dias, a partir do corredor central. O desafio não terminou sem que o capitão Adriano Almeida encontrasse o que várias vezes procurou: o golo. Foi Joelson Fernandes quem, na sequência de um pontapé de canto cobrado à maneira curta, descobriu a cabeça do companheiro no ‘coração da área’ (70’+3).

Resultado final (3-0) justo a favor do Sporting CP, que volta a entrar em campo no próximo domingo (11h), para medir forças com o Portimonense, no Algarve. A equipa algarvia está na quinta posição, com sete pontos, depois de triunfar, em casa, diante do Oeiras (1-0).