Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Juniores vencem de forma dramática na Academia

Por Jornal Sporting
30 Abr, 2016

‘Leões’ venceram por 2-1 o P. Ferreira com golo na última jogada do encontro

Diz-se que água mole em pedra dura tanto bate até que fura. O provérbio aplicou-se na perfeição ao encontro que opôs os juniores ‘leoninos’ aos do Paços de Ferreira, com os ‘verde e brancos’ a conseguirem diversas oportunidades de golo, mas só na última delas a garantirem o triunfo.

O conjunto orientado por Tiago Fernandes entrou bem na partida e, embora nem sempre da forma mais esclarecida, conseguiu diversas oportunidades e momentos de perigo na primeira parte. Nos primeiros 45 minutos o jogo foi praticamente de sentido único, com os juniores ‘leoninos’ a empurrarem o Paços de Ferreira para o seu próprio meio-campo, onde o jogo se desenrolou quase na totalidade durante o primeiro tempo.

O primeiro remate surgiu por Paulo Lima, por cima, e mais tarde seria Ronaldo Tavares a conseguir acertar na baliza mas com o guarda-redes dos visitantes a defender facilmente. Mais perigoso seria Guilherme Ramos, na sequência de um canto, que desviou o esférico e o enviou a centímetros na barra dos ‘castores’, na primeira grande ocasião de golo na Academia. A equipa ‘verde e branca’ mostrou sempre uma disponibilidade física assinalável, mesmo perante o calor que se sentia em Alcochete, e continuou a pressão na procura pelo golo que no entanto parecia não chegar.

Ronaldo Tavares esteve perto do golo com um cabeceamento depois de um dos muitos lançamentos longos de Gil Santos, e o mesmo Gil Santos também só não festejou devido a uma boa defesa do guardião do Paços, na sequência de um bom livre directo que levava selo de golo. A grande oportunidade da primeira metade viria a chegar já perto do intervalo, com Bubacar Djaló a isolar Elvis Baldé que, isolado, não conseguiu inaugurar o marcador.

A segunda-parte começou exactamente como havia terminado a primeira: Gil Santos solicitou Ronaldo Tavares na profundidade, e mesmo depois de o lance parecer perdido, o ponta-de-lança da equipa da casa conseguiu ganhar a frente ao central mas, na cara do golo, rematou ao poste. Na resposta, e pela primeira vez em todo o encontro, os pacenses criaram algum perigo através de um livre directo ligeiramente por cima, depois de falta de Guilherme Ramos.

Tiago Fernandes mexeu na equipa e Jefferson, que havia entrado minutos antes por Elvis Baldé, esteve próximo do primeiro, mas mais uma vez o guarda-redes Nico Lopes adiou o golo ‘leonino’. Quando não foi o guarda-redes, novamente o poste: Bubacar Djaló, ainda bem de fora da área, rematou violentamente mas a bola embateu no poste direito. O Sporting CP dava sinais de estar perto do golo, mas a eficácia tardava em aparecer. Foi preciso os jovens ‘leões’ construírem a melhor jogada do encontro, com uma diagonal de Gil Santos a ser correspondida com um excelente passe e, no momento da definição, o extremo a deixar de calcanhar para Ronaldo que, desta feita, bateu mesmo o guarda-redes contrário e inaugurou o marcador.

O Paços, embora sem grande discernimento, adoptou uma postura mais ofensiva e conseguiu dividir o encontro e chegar mais perto da baliza de Pedro Silva. Seria novamente através de um livre directo que o golo estaria iminente, mas o guarda-redes ‘leonino’ efectuou duas belíssimas intervenções, e primeiro com a ajuda do poste e a seguir na recarga evitou o empate, embora por pouco tempo. Aos 86 minutos, e depois de uma boa jogada individual no lado esquerdo do ataque, a equipa dos ‘castores’ conseguiu mesmo o golo, conseguido por Tiago Serralheiro com um bom cabeceamento.

Mesmo depois de um domínio tão acentuado durante a grande maioria do tempo, a vitória parecia perdida, mas com um acreditar e força anímica assinaláveis os juniores do Sporting CP levaram o jogo para o meio-campo dos visitantes e, na última jogada do encontro, Gonçalo Vieira fez mesmo o 2-1 na sequência de um canto em que todos os jogadores de campo se encontravam na área do Paços de Ferreira.

Com esta vitória os ‘leões’ somam 16 pontos e aproximam-se dos lugares cimeiros, numa altura em que faltam cinco jogos para o fim do Campeonato. Na próxima jornada, o Sporting CP deslocar-se-á a Guimarães para defrontar o Vitória, no sábado às 16 horas.