Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Reviravolta dá vitória aos juniores

Por Jornal Sporting
27 Ago, 2016

Equipa leonina começou a perder mas conseguiu dar a volta e continua a só saber ganhar

A quarta jornada do Campeonato Nacional de juniores foi, para os jovens leões, a mais difícil até ao momento: o Vit. Setúbal - que chegou à Academia com duas vitórias em três jogos - apresentou-se com um bloco baixo e foi um osso duro de roer. Com uma primeira parte muito disputada e uma segunda em que os vitorianos marcaram primeiro, foi preciso muito discernimento e crença para os juniores verdes e brancos darem a volta ao marcador. Mas deram. No fim, 2-1 favorável à equipa da casa com golos de Tidjane Silla, para o Vit. Setúbal, e de Douglas Aurélio e João Ricciuli, para os leões.

Com um calor abrasador e perante o conjunto sadino com uma linha de cinco defesas, os primeiros 45 minutos foram sobretudo de muita luta. A equipa liderada por Tiago Fernandes assumiu quase sempre a iniciativa da partida, com bastante posse de bola, mas o bloco baixo do adversário raramente deu espaços. Na frente, Tidjane foi sempre o mais lutador dos vitorianos e dispôs, ele mesmo, da primeira grande oportunidade do jogo, tendo rematado pouco ao lado da baliza de Luís Maximiano.

Na resposta, e após uma grande jogada colectiva do Sporting CP com a bola a passar pelos três corredores, Rúben Teixeira, quase na pequena-área, não conseguiu bater Daniel Santos e inaugurar o marcador. O resultado chegaria com um 0-0 ao intervalo, com a equipa da casa a queixar-se de duas presumíveis grandes penalidades mesmo a instantes do fim da primeira partida.

O segundo tempo trouxe, por si só, poucas mudanças, mas seria o Vit. Setúbal a conseguir implementá-las: após uma jogada de insistência começada com um livre lateral, Tidjane Silla, claramente um dos melhores da equipa forasteira, conseguiu espaço dentro da grande área e abriu o marcador.

Em desvantagem, o treinador leonino mexeu e, apesar de o encontro se tornar cada vez mais físico, os jovens jogadores formados na Academia conseguiram manter o seu modelo de jogo e implementar as ideias pedidas pelo seu técnico, conseguindo gerar uma série de ocasiões de golo. Primeiro Gonçalo Vieira a cabecear por cima, na sequência de um livre indirecto; depois, Douglas Aurélio, acabado de entrar, a perder também de cabeça uma enorme ocasião e, por fim, Nuno Moreira, outro dos lançados na segunda parte, a tentar de longe mas o guardião sadino negou o golo com uma boa intervenção.

Seria com uma grande arrancada de Rafael Leão pelo corredor direito que o Sporting CP chegaria ao golo, marcado por Douglas, que só teve de encostar perante a baliza aberta. Com o golo do empate, os leões ganharam ânimo para a ponta final do encontro e foi já a poucos minutos do fim que João Ricciuli saltou mais alto do que toda a gente e cabeceou para o segundo, na sequência de um canto.

Os instantes finais foram de sofrimento, com o Vit. Setúbal a praticar um jogo mais directo, mas o resultado já não se alteraria. Vitória sofrida mas justa para os juniores verdes e brancos que somam assim quatro vitórias em outros tantos jogos na 1.ª Fase do Campeonato Nacional de juniores e que jogarão com o Loures na próxima jornada, dia 3 de Setembro.