Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Nuno Moreira resolve na Madeira

Por Jornal Sporting
18 Nov, 2016

O número 7 dos leões deu a vitória ao Sporting CP contra o Nacional depois de marcar o golo solitário perto do final

Foi tudo menos fácil a deslocação dos leões à Madeira a contar para a 13.ª jornada do Campeonato Nacional de juniores. Os orientados de Tiago Fernandes tiveram pela frente um adversário aguerrido, muito coeso nos processos defensivos e que dificultou ao máximo a construção no corredor central, obrigando os jogadores leoninos a procurarem os corredores. 

A primeira parte, marcada pela escassez de remates às balizas, revelou um Sporting CP menos dominador do que é habitual, com várias dificuldades em assentar o seu estilo de jogo, muito por culpa da marcação agressiva dos opositores do Nacional. A partida caminhou para um patamar bastante físico, onde se viu muita bola no ar e duelos a meio-campo. Os madeirenses mostraram-se predispostos para saltar processos de construção, privilegiando, quase sempre, as bolas longa da defesa para o ataque. Já a formação leonina, pouco objectiva, não conseguiu criar oportunidades de golo, e sentiu dificuldades em vencer no jogo aéreo quando os cruzamentos eram efectuados para a grande aérea, ainda que nem sempre tenham chegado nas melhores condições.
 
Dos balneários veio uma equipa um pouco mais desinibida e guerreira. Tiago Fernandes, durante o primeiro tempo, chamou várias vezes a atenção para a conquista das segundas bolas, algo que começou por ser corrigido, por parte dos verdes e brancos, nos minutos iniciais da etapa complementar. Notou-se uma maior entrega, nesse sentido, que influenciou imediatamente outra situação: apareceram ocasiões para marcar. Aos 50', só o poste da baliza do Nacional impediu o golo de Nuno Moreira depois de um livre cobrado do lado esquerdo - o chamado 'canto curto'. O número 7 dos leões, sempre irrequieto, foi um dos melhores em campo durante todo o desafio. 
 
Com a entrada de Rafael Leão, o Sporting CP tornou-se mais vertiginoso nas alas, nomeadamente no corredor esquerdo. Demonstrando a sua já conhecida capacidade de segurar a bola e partir para cima dos opositores através dos 'dribles', o avançado mexeu com a partida, dando ascendente aos visitantes. 
 
Quem nunca abrandou foi o cronómetro e os alarmes soaram à entrada dos últimos dez minutos de jogo, altura em que o marcador ainda registava o empate a zero. Adivinha quem ouviu a tempo? Nuno Moreira, claro. Após um mau alívio da defesa do Nacional, o extremo leonino rematou sem hipóteses para o guarda-redes (80'). Até final, a equipa da casa ainda tentou chegar à área contrária através das bolas paradas, mas Luís Maximiano controlou todas as trajectórias. 
 
Os orientados de Tiago Fernandes mantém a liderança isolada da tabela classificativa com 37 pontos. Na próxima jornada, a Académica viaja até à Academia Sporting.