Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Leão autoritário mantém liderança do campeonato

Por Jornal Sporting
14 Abr, 2017

Juniores do Sporting CP demonstraram qualidade ao vencerem o Sp. Braga por 3-0

Os juniores do Sporting CP somaram esta sexta-feira a terceira vitória consecutiva na fase final do Campeonato Nacional ao baterem o Sp. Braga por 3-0, em jogo da oitava jornada. Um resultado que não deixa margem para dúvidas quanto à superioridade dos leões, que conseguiram manter a liderança da competição fruto de um auto-golo de João Queiróz e golos de Miguel Luís e Rafael Leão.

O primeiro quarto de hora da partida até nem foi bem jogado, pois houve muita bola pelo ar e nenhuma das equipas conseguiu impor o seu futebol. Foi por isso, sem surpresas, que o primeiro lance de algum perigo tenha surgido apenas aos 17 minutos, altura em que o goleador Pedro Marques, após cruzamento na direita de Thierry Correia, cabeceou à figura do guarda-redes Rogério. Os leões ganharam confiança e logo no minuto seguinte criaram duas chances claras para marcar em duas jogadas bem trabalhadas pelo lado direito do ataque, com Jovane Cabral a ver o guarda-redes bracarense a evitar ambas as situações com defesas extraordinárias.

O Sporting CP continuou a pressionar e acabou mesmo por chegar ao golo aos 22 minutos, através de um desvio infeliz do defesa central João Queiróz para a própria baliza, na sequência de um pontapé de canto batido por Jovane Cabral. O Sp. Braga tinha muitas dificuldades para esboçar qualquer tipo de reacção e acabou por sofrer outro golo apenas quatro minutos depois. Novamente as bolas paradas a fazerem a diferença, com Abdu Conté a colocar a bola na cabeça de Miguel Luís e o médio a fuzilar o guarda-redes dos minhotos.

Os verdes e brancos, depois de uns primeiros minutos mais apagados, estavam bastante confortáveis na partida e podiam ter dilatado ainda mais a vantagem logo a seguir. Daniel Bragança isolou Rafael Leão com mestria, mas o irrequieto avançado não conseguiu bater Rogério.

A equipa da casa teve uma clara oportunidade para reduzir a diferença aos 34 minutos na cobrança de uma grande penalidade, mas o capitão de equipa, João Queiróz, depois de fazer um auto-golo, continuou azarado e acertou no poste. Os pupilos de Tiago Fernandes não se atemorizaram e ficaram a centímetros do terceiro por intermédio de Pedro Marques, após uma grande combinação ofensiva no lado direito entre Bruno Paz e Miguel Luís. O intervalo chegou então com os leões com uma vantagem justa de dois golos, fruto de dois lances de bola parada.

Os leões mantiveram o domínio e a intensa pressão no segundo tempo e chegaram ao terceiro golo logo aos dois minutos. A jogada começou no defesa central Merih Demiral, passou depois pelos dois pêndulos do meio-campo, Daniel Bragança e Miguel Luís, com este último a servir Thierry Correia na direita e o lateral a cruzar com conta, peso e medida para a cabeça de Rafael Leão, que não deu hipóteses. O Sp. Braga tentou reagir de forma a conseguir reentrar na luta pelo resultado, mas Francisco Trincão, após uma boa iniciativa de Midana Sambú, foi o espelho da desinspiração dos minhotos, ao rematar muito por cima quando estava isolado. O Sporting CP, com o jogo perfeitamente controlado, baixou o ritmo e o melhor que os minhotos conseguiam fazer foi assustar em alguns remates de fora de área, com a defensiva leonina e o guarda-redes Luís Maximiano a resolverem sem grandes dificuldades.

A partida voltou a ganhar alguma emoção à entrada para os últimos dez minutos, mas primeiro Maximiano brilhou a grande altura a remates de Trincão e Neto. Na resposta, João Oliveira, bem desmarcado por Rafael Leão, rematou ao lado ao fazer passar a bola por cima do guardião dos locais. O Sp. Braga tentava chegar ao golo de honra, mas sem sucesso.

O guarda-redes dos verdes e brancos manteve o caminho para o golo fechado a sete chaves e permitiu ao Clube leonino sair de Braga com a baliza inviolada. Mais três pontos conquistados pelo conjunto orientado por Tiago Fernandes que, tal como tinha feito no Restelo frente ao Belenenses, praticou em certos momentos um excelente futebol, tendo demonstrado grande maturidade e personalidade.