Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

A justiça do minuto 90

Por Jornal Sporting
05 Dez, 2017

Sporting CP empatou a uma bola com o Barcelona na última jornada da Youth League. Rafael Leão foi o autor do golo leonino

O Sporting CP disputou a sexta e última jornada da Youth League frente ao Barcelona, que somava por vitórias todos os encontros e ainda não tinha sofrido qualquer golo na prova. Com as contas do grupo D decididas, o treinador leonino colocou Pedro Mendes como referência mais avançada da equipa, deixando Bernardo Sousa nas suas costas. No entanto, foi do banco que saltou o jogador que viria a deixar a sua marca no desafio: Rafael Leão. 

Nasceu numa insistência do jogador ex-Moreirense a primeira oportunidade de golo do encontro, aos 13’. Carevic ficou a perguntar à bola como é que lhe deveria agarrar e Pedro Mendes esteve muito perto de cortar o raciocínio ao guarda-redes do Barcelona, que só tomou a decisão no momento em que o avançado já se preparava para o desvio. Apesar de o adversário apresentar uma maior percentagem de posse de bola, era o Sporting CP que estava a saber aproveitar melhor o espaço concedido pelo opositor, somando algumas aproximações perigosas à área contrária. Do outro lado, os laterais espanhóis, de altíssima qualidade (Miranda e Rosanas Moragas), projectavam-se facilmente na frente, criando desequilíbrios, principalmente no lado esquerdo. No meio-campo, destaque para Daniel Bragança, capaz de aparecer em todas as zonas do campo para recuperar e mesmo assim manter discernimento nas saídas para o ataque – assistiu-se a um duelo interessante com Ricard Puig.

Ao intervalo, tinha-se assistido a muito futebol, mas a poucas oportunidades de finalização. À entrada da etapa complementar foi difícil para os protagonistas retomarem o altíssimo nível exibido na primeira metade, por isso acumularam-se erros ao nível do passe. Aliás, como prova dessa desconcentração surgiu a segunda chance para o Sporting CP (53’), resultante de um corte infeliz do central Tugarinov, que cabeceou contra um colega e isolou Elves Baldé na cara de Carevic – valeu a boa defesa do guardião. Se o erro do Barcelona não deu em golo, o de João Goulart viria a ter outro desfecho. O alívio defeituoso do número 15 fez com que o cruzamento vindo da esquerda enganasse a defesa leonina, tendo ido parar aos pés de Edgar Fernandez (56’) – Luís Maximiano poderia ter feito melhor. Mesmo tendo quebrado a acutilância ofensiva depois do golo sofrido, o Sporting CP nunca se deu por vencido. Nesse sentido, Tiago Fernandes lançou Douglas Aurélio e Rafael Leão. Em cima do minuto 90, o suspeito do costume fez das suas, encostando para o empate após uma boa jogada de envolvimento com Nuno Moreira e dando justiça ao marcador. 

Os leões ficam então à espera do adversário do play-off, que se saberá no sorteio de dia 11 de Dezembro.