Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

O pecado da finalização

Por Jornal Sporting
18 Fev, 2018

Juniores dominaram a equipa do FC Porto, mas foi um penálti (61') a favor dos azuis e brancos a resolver a partida

A primeira jornada da fase final do Campeonato Nacional de juniores não começou da melhor maneira para os campeões em título e isso só aconteceu porque o futebol é uma modalidade em que nem sempre ganha a equipa que melhor joga. Na recepção ao FC Porto, o Sporting CP perdeu por 1-0, depois de Paulo Estrela, de grande penalidade (61'), ter sido mesmo a 'estrelinha' dos orientados de João Brandão.

Mais fortes, mais intensos e mais perigosos. A partir dos 10 minutos, os leões tiveram sinal mais nos vários aspectos que permitem construir uma boa exibição, mas falharam naquele que permite construir um bom resultado: a eficácia. Primeiro, Tomás Silva (10'), perto de apontar um golo acrobático na ressaca de um pontapé de canto; depois, Elves Baldé, que falhou a direcção da 'picadinha' na cara do guarda-redes contrário (19'); de seguida, Ricciulli, cabeceando ao ferro na sequência de uma bola parada batida por Daniel Bragança (30'). 

Azuis, nem vê-los, porque se preocuparam somente em manter a (boa) organização defensiva e em procurar as costas dos centrais leoninos, através dos lançamentos longos. Pelo contrário, o Sporting CP apresentou boa envolvência nos corredores e uma excelente reacção à perda - neste particular, Daniel Bragança 'encheu' o campo, sempre apoiado por Bavikson Biai, imponente nas recuperações -, faltando apenas maior acompanhamento do avançado Mitrovski, mais escondido do que deveria. 
 
 
De lamentar, antes do intervalo, a lesão de Elves Baldé, substituído por Diogo Brás. 
 
A abrir a etapa complementar, surgiu o lance que poderia ter mudado o desenrolar dos acontecimentos: Mitrosvski tirou a 'regra e o esquadro' para assistir  Daniel Bragança no coração da área, mas o capitão verde e branco falhou por muito pouco a tentativa de cabeça, já com Ricardo Silva batido. Os campeões nacionais mantiveram-se focados na busca pelo golo, só que foi mesmo o FC Porto a conseguir alcançá-lo, ao minuto 61, altura em que Ricciulli cometeu grande penalidade. Chamado à marcação, Paulo Estrela não falhou no frente-a-frente com Luís Maximiano
 
 
Houve uma clara quebra por parte dos pupilos de Tiago Fernandes após o 1-0. Nesse período, os dragões somaram o único remate à baliza leonina, por intermédio de Vítor Ferreira, e ao qual Max respondeu prontamente. Nos últimos instantes, destaque ainda para novo cabeceamento mal medido, dessa vez por Nuno Moreira, tal como para o pontapé à figura de Ricciulli, em posição para fazer melhor - o central verde e branco viria a ver o vermelho directo.
 
 
Se o futebol não fosse a tal modalidade em que nem sempre ganha a equipa que melhor joga, o Sporting CP teria vencido 'aos pontos'. Contudo, como se costuma dizer, 'só contam as que entram'. Quanto a isso, nada houve a fazer contra a Estrela do FC Porto. Na próxima jornada, os leões visitam o Vit. Guimarães.