Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Filipe Çelikkaya: "Vamos lutar todos juntos para vencer"

Por Sporting CP
13 Mar, 2023

Duelo com o Liverpool FC nos quartos-de-final da UEFA Youth League

O Sporting Clube de Portugal defronta esta terça-feira (13h00) os ingleses do Liverpool FC, no Estádio Aurélio Pereira, em partida a contar para os quartos-de-final da UEFA Youth League.
 
Na antevisão ao encontro, o treinador verde e branco Filipe Çelikkaya destacou o trabalho realizado pelos Leões, que atingiram esta fase da prova pela segunda temporada consecutiva somando até aqui um registo muito positivo de cinco vitórias e dois empates em sete desafios.  
 
“Estar novamente entre as oito melhores academias da Europa é muito bom. Significa que há muito trabalho por trás e talento, o que por si só já nos deixa muito felizes. Agora temos uma eliminatória em casa que queremos vencer, além de jogar bem e mostrar a nossa qualidade, sendo que temos os ingredientes para fazer isso”, começou por dizer o técnico aos jornalistas na Academia Cristiano Ronaldo, acrescentando: “Vamos ter pela frente uma equipa muito forte que temos de respeitar, mas temos de usar as nossas armas para passarmos esta eliminatória”.
 
Filipe Çelikkaya considerou depois que “não há favoritos à vitória”, perspectivando “um jogo difícil pela qualidade que o adversário demonstra”. “O Liverpool FC é muito vertical na frente, tem uma construção elaborada, médios de qualidade e três jogadores já foram utilizados na equipa principal. Ainda assim, acho que podemos demonstrar a nossa qualidade, até porque temos jogadores com talento que conseguem resolver partidas. Vai ser um excelente desafio e espero um jogo aberto, típico do escalão sub-19. Que passe o melhor e que seja o Sporting CP”.
 
O técnico afirmou também que “não há pressão” de vencer, sublinhando que a equipa técnica pediu aos jogadores que reproduzam “o que trabalham e que joguem com prazer e paixão”.
 
“Esses são os motores disto tudo, sem isso os jogadores não conseguem transportar para o jogo as ideias que lhes são passadas durante a semana desde o início da época. Isto é um processo porque, apesar de irmos defrontar o Liverpool FC, andamos há oito meses a trabalhar para isto e os jogadores têm de reproduzir isso de forma livre e tranquila, demonstrando o seu talento”.
 
Filipe Çelikkaya abordou ainda o facto de ter de preparar este jogo com jogadores que por vezes não actuam no mesmo escalão, destacando o facto de já terem sido utilizados nesta competição 27 atletas, sendo que seis deles já tiveram mesmo a oportunidade de estrear-se pela equipa A. 
 
“São dados fantásticos para qualquer equipa, especialmente para o Sporting CP, pois a formação faz parte do ADN do Clube. Desde 2018 já estreámos 23 jogadores na equipa principal, o que é muito bom, sendo que o caminho é por aí. Os objectivos estão traçados e todos na Academia estão focados no trabalho, que trará frutos. Os Sportinguistas podem estar tranquilos porque há talento na Academia e jogadores que, mais tarde ou mais cedo, vão aparecer na equipa A. Temos um treinador principal fantástico nisso e temos de aproveitar pois a porta está aberta”.   
 
Quanto à chave para passar esta eliminatória, o líder da turma de Alvalade não tem dúvidas. “Temos de nos entregar ao jogo e estar confiantes no trabalho que temos desenvolvido. Todos os jogadores têm de trazer energia, tal como os adeptos, que são sempre uma força-extra na reprodução do trabalho em campo. Sem eles, não faz sentido. Vamos lutar todos juntos para vencer, sendo que a nossa única obrigação é lutar pelo jogo para passarmos às meias-finais”.
 
Já Diego Calai, guarda-redes Leonino de 18 anos, sublinhou que a equipa está “muito motivada”.
 
“Todos querem jogar esta competição pois estão aqui as melhores equipas do Mundo, estamos muito confiantes para o jogo de amanhã. É muito bom poder viver estas experiências, sendo que é ainda mais especial estando lá dentro”, frisou o guardião, considerando em seguida que este adversário é uma equipa “muito competitiva, aguerrida e também forte fisicamente”. 
 
“Esperamos um Liverpool FC com muita vontade de passar às meias-finais. Será fundamental a forma como vamos entrar em campo, temos de estar no topo das nossas capacidades. Na edição passada desta prova não o conseguimos fazer, mas desta vez estamos muito confiantes de que vamos ganhar. Esperamos um opositor muito consistente que certamente vai querer dar tudo”.
 
O jovem admitiu ainda que a possível presença do técnico Rúben Amorim em Alcochete “é uma força-extra para quem se prepara para o plantel principal”, mas assegurou que “o foco da equipa está no jogo e em apresentar-se da melhor forma possível”. “Deixo aqui um apelo aos adeptos, é incrível a força que eles nos têm dado e esperamos que estejam presentes para nos apoiarem”.
 
O jogo entre Sporting CP e Liverpool FC será transmitido em directo na Sporting TV.