Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Reviravolta com fibra de campeão

Por Jornal Sporting
23 Out, 2016

Sporting CP vence o Sacavenense depois de estar a perder por 2-0

Separados por três pontos, os dois primeiros do Campeonato Nacional de Juvenis, Série C, mediram forças este domingo no CGD Stadium Aurélio Pereira, num jogo relativo à 8.ª jornada. O campeão em título teve de forçar o músculo, até à exaustão, para levar de vencido o Sacavenense que a três minutos do fim do tempo regulamentar vencia por 2-0. Bernardo Sousa, um auto-golo de Enzo Costa e Paulo Rodrigues aos 80+7 protagonizaram um final à Hitchcock. Uma vitória por 3-2 que entra, sem dúvida, para os anais da história.

A manhã começou cinzenta mas o despertador tocou de pronto com Bernardo Sousa a deixar o primeiro alerta à baliza do Sacavenense logo aos 2 minutos, após um remate de meia distância.  Aos 6’ nova ameaça à portaria de Manuel Fernandes: remate cruzado de Sérgio Velosa com a bola a passar a centímetros do poste direito.

Apesar do domínio da formação leonina, os comandados de João Silva chegaram a Alcochete com a lição bem estudada. Um bloco compacto e uma forte pressão logo na primeira fase de construção dificultaram, e muito, as transações do Sporting CP, logo à saída do seu meio-campo.

Aos 19’ a equipa visitante criou a primeira situação de perigo: Califa Baldé a cobrar um livre perigoso junto à zona da meia-lua e a bola a passar a centímetros do travessão da baliza de Filipe Semedo.  Porém, as melhores ocasiões pertenciam ao Clube de Alvalade: aos 23’, assistência de Gonçalo Costa que descobre Diogo Brás para a primeira grande defesa da partida.

O guarda-redes Manuel Fernandes que voltou a estar na ribalta poucos minutos depois. Edmilson Santos faz uma incursão de 60 metros, de seguida serve Gonçalo Costa que em bandeja de prata assistiu Bernardo Sousa. Brilhou, novamente, o guardião do Sacavenense, a defender por instinto.  Uma baliza que voltou a estar em apuros, aos 35’, na sequência de um cruzamento de Diogo Brás que encontrou o pé esquerdo de Bernardo Sousa. A finalização do número 10 leonino não chegou a bom porto, mais uma vez por culpa do guarda-redes que tem nome de craque.

Apesar dos passos da dança estarem afinados, a turma de Sacavém provou igualmente que não tem pés de chumbo. A três minutos do intervalo Samba Só aproveita uma falha na defensiva leonina para inaugurar o marcador. Nota para o excelente cruzamento de Califa Baldé, o lateral-esquerdo foi indubitavelmente  o melhor jogador da formação visitante.

Após o regresso dos balneários o Sporting CP entrou com sede de virar  o resultado e, logo aos 20 segundos, o primeiro aviso foi dado  pelo lateral-esquerdo Gonçalo Costa. Seguiam-se as oportunidades e aos 46’ Bernardo Sousa teve uma ocasião flagrante para alcançar a igualdade, que pouco depois esteve à beira de acontecer.

Diogo Brás, o homem que mais rumou contra a maré, teve a possibilidade de festejar, aos 48’, mas o golo foi anulado por  alegadamente a bola ter transposto as quatro linhas.  Se a sorte decidiu estar de costas para os anfitriões, o azar bateu à porta de Filipe Semedo: ao minuto 13’ da etapa complementar o Sacavenense amplia a vantagem, através de Nelson Lima, que aproveita uma falha do guardião leonino.

A meio da segunda parte, o cenário ficou ainda mais negro após a expulsão de Gonçalo Costa. Apesar das adversidades o leão não recolhia as garras e aos 77 minutos Bernardo Sousa relançou o resultado, após um livre superiormente cobrado com o pé direito.

A partir daqui entrámos num ecocardiograma de emoções: o Sacavenense fica reduzido também a dez elementos, na sequência da expulsão do capitão Afonso Mariano, e já nos descontos a área de Manuel Fernandes converteu-se na mais fantástica e trepidante montanha russa. Suspense, festejos, gritos, de tudo um pouco lá aconteceu.  Aos 80+4 arrancada de Tiago Djálo, com o camisola 4 dos leões a cruzar e o número 4 dos visitantes a ter a infelicidade de empurrar a bola para dentro da própria baliza.

Se o auto-golo de Enzo Costa conduziu a partida a uma igualdade já muito festejada, como descrever o que se passou aos 80+7 quando Paulo Rodrigues pica a bola sobre Manuel Fernandes e arromba pela terceira vez o cofre do Sacavenense. Ouro sobre verde numa vitória que fica guardada nos pergaminhos da Academia.  

O Sporting CP consolidou a liderança no Campeonato Nacional, chegando aos 27 pontos, mais seis que o adversário deste domingo.