Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Magia leonina quebra opositor difícil

Por Jornal Sporting
18 Dez, 2016

Os orientados de João Couto venceram o V. Setúbal por 3-0 e mantêm a liderança da Zona Sul

Por vezes, o futebol só lá vai com... magia. Contra adversários de qualidade e em desafios determinantes é que os jogadores se superam, exibindo toda a qualidade que têm. Este foi o mote da 3.ª jornada do Campeonato Nacional de Juniores B, Zona Sul (2.ª fase), disputada entre leões e sadinos. 

O V. Setúbal impôs ainda mais respeito logo à entrada da partida, com João Marouca a levar a bola ao travessão da baliza leonina depois de alguma confusão na grande área. E se os espectadores pensaram que este aviso poderia ter sido um acaso da sorte, rapidamente o adversário desfez tais dúvidas, abrindo o livro de uma matéria muito bem estudada. Quem acompanha os juvenis verdes e brancos reconhece o privilégio dado à construção de jogo a partir dos centrais ou laterais. Facto é que os opositores pressionaram muito bem essa zona, dificultando a circulação de bola do Sporting CP. Com a aposta no jogo directo, os visitantes mostraram-se capazes de incomodar a defesa leonina, ainda que as ocasiões de golo tenham escasseado. 
 
Perante tais dificuldades, Rodrigo Vaza sacou da cartola uma autêntica bomba que abriu o activo no Estádio Aurélio Pereira (12'). Mas este truque não se cingiu ao potente remate do jovem leão. Ficou na retina o excelente trabalho de Diogo Brás - deixando o corredor esquerdo, descaiu para o meio, baralhando automaticamente as marcações contrárias, antes de descobrir o colega em 'zona de tiro'. 
 
Quando o árbitro assinalou o intervalo, estava claro que a tremenda eficácia do Sporting CP - um remate à baliza, um golo - fazia toda a diferença no resultado. 
 
Sempre com dificuldades em assentar o seu estilo de jogo, os leões tentavam fazer moça através dos vertiginosos contra-ataques, ora conduzidos por Diogo Brás, ora por Sérgio Velosa, que tinha entrado na etapa complementar. Numa dessas jogadas, Babacar Fati acabou por ser tocado dentro da grande área, tendo Diogo Brás sido chamado à marca do castigo máximo e aumentado a vantagem do conjunto da casa (58'). 
 
A partida continuou frenética, bem disputada, principalmente ao nível físico. Quando o V. Setúbal se aproximava da baliza de Filipe Semedo, o burburinho aparecia, pois o público foi reconhecendo mérito ao adversário. No entanto, quatro minutos depois do 2-0, o melhor jogador em campo, falamos de Diogo Brás, claro, 'matou' o encontro com um golo de bandeira, daqueles que se apreciam à primeira, à segunda e até à terceira visualização. Com um bonito gesto técnico, tirou o opositor director do caminho para de seguida enviar a bola na direcção do poste mais distante. 
 
A vitória já não escapava, até porque a magia costuma deixar os outros paralisados. Contudo, é preciso deixar uma nota positiva para o Vitória, que lutou de igual para igual desde os instantes iniciais. Na próxima jornada, os orientados de João Couto viajam até ao Restelo. 
 
Classificação
Sporting CP - 9 pontos
Benfica - 7 pontos 
Sacavenense - 6 pontos
U. Leiria - 5 pontos 
Belenenses - 2 pontos 
Real - 1 pontos (menos um jogo)
Oeiras - 0 pontos (menos um jogo)
V. Setúbal - 0 pontos