Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Vitória no clássico para continuar arranque perfeito

Por Sporting CP
22 Jan, 2023

Juvenis bateram FC Porto por 4-2 e seguem invictos na fase final

A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu, este domingo de manhã, o FC Porto por 4-2 na terceira jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional do escalão.

Apesar do equilíbrio, o ascendente e o maior acerto, quer ofensivo, quer defensivo, pertenceram desde cedo aos jovens Leões, que estiveram sempre em vantagem e em três bolas paradas encaminharam o triunfo num clássico de muita acção. Na primeira parte, Manuel Kissanga foi o protagonista ao bater o canto que deu o golo de João Infante e, depois, ao marcar de livre directo. Logo no início da segunda, Rafael Mota fez o 3-0 de penálti e, já depois de os dragões terem reduzido, Gabriel Melo sentenciou o jogo, antes do 4-2 final.

Frente-a-frente estiveram duas equipas que tinham vencido as duas primeiras jornadas – e o FC Porto chegava sem golos sofridos -, mas foram os juvenis do Sporting CP a sair por cima, continuando o seu arranque perfeito na fase final: três vitórias consecutivas, que ascendem a sete contabilizando também a fase anterior.

Antes de a bola começar a rolar, Rodrigo Viola foi distinguido pelo vice-presidente da AF Lisboa, Nuno Pedro, pela atribuição do cartão branco ao jovem jogador do Sporting CP, ao ter assistido um adversário, na partida frente ao GD Estoril Praia, no dia 27 de Outubro do ano passado.

Como seria de esperar, o equilíbrio de forças fez-se sentir desde o início, com poucas aproximações perigosas de parte a parte, mas com um jogo muito repartido a meio-campo, onde escasseava o espaço.

Ora, seria um lance de bola parada a desequilibrar o clássico e bem cedo para os jovens Leões. Ao minuto 13, Manuel Kissanga cobrou o pontapé de canto e João Infante, ao segundo poste, aproveitou a saída em falso do guardião Gonçalo Silva para se elevar e cabecear para o fundo das redes – foi o primeiro golo sofrido pelo FC Porto nesta fase.

Cerca de dez minutos depois, foi por muito pouco que o Sporting CP não aumentou a vantagem, mas João Infante no frente-a-frente com o guarda-redes - excelente transição de Geovany Quenda – não conseguiu chegar a finalizar uma óptima ocasião.

Conseguida a dianteira no marcador, os juvenis Leoninos até foram explorando com mais sucesso o maior espaço deixado pelo rival nortenho atrás, que, no entanto, se foi mostrando cada vez mais perigoso, sobretudo de bola parada. E foi na sequência de mais um esquema táctico que nasceu um novo golo, mas outra vez para os Leões e outra vez pelos pés de Kissanga.

Num verdadeiro momento de génio, quando toda a gente esperava um cruzamento, o camisola dez encheu-se de inspiração e, em arco, bateu o livre de forma perfeita e surpreendentemente em direcção à baliza, batendo no poste antes de entrar. Num jogo equilibrado, as bolas paradas revelavam-se decisivas.

Logo a seguir, já com o jogo a aquecer momentaneamente frutos de alguns duelos sucessivos, Rodrigo Mora ainda colocou a bola dentro da baliza verde e branca, embora o fora-de-jogo tenha sido prontamente assinalado. Pouco depois, só o defesa Rafael Mota tirou um golo certo aos azuis e brancos com um corte difícil em cima da linha, fixando o 2-0 ao intervalo.

O reatamento trouxe um destemido conjunto Leonino, que apesar da vantagem continuou com a mira na baliza adversária – e foi rapidamente premiado. João Infante, imparável nesta fase a partir da esquerda, numa das várias vezes em que se conseguiu virar rumo à defesa adversária foi rasteirado dentro da área e, logo aos 51 minutos, Rafael Mota cobrou o pontapé de penálti com mestria para fazer o 3-0.

Pouco depois, o mesmo Infante serviu na perfeição Gabriel Silva, ma o avançado acertou muito mal na bola. Soltos no ataque e muito seguros atrás, os jovens Leões de José João continuaram a impor o seu jogo com muita qualidade, mantendo-se não só no controlo como também por cima no clássico.

No entanto, nada estava decidido e os dragões conseguiram reduzir através do recém-entrado Alassana Baldé, que aos 66 minutos surgiu isolado ao segundo poste. Depois, a linha defensiva verde e branca continuaria a ser testada, mas os dois centrais foram sempre capazes de evitar males menores, apesar da reacção visitante.

Com os azuis e brancos no tudo por tudo para relançar o encontro, depois de o guardião Tiago Leitão ter impedido o 3-2, foram os Leões – já refrescados com novas unidades - a ‘matar’ o jogo, graças um golo oportuno de Gabriel Melo, embora o FC Porto tenha ainda chegado, de forma insuficiente, ao 4-2 final.

Totalizados os nove pontos em disputa neste início da fase de apuramento de campeão, os jovens Leões de José João seguem, na próxima jornada, para mais um teste de fogo: a visita ao rival SL Benfica.

Sporting CP: Tiago Leitão [GR], Kostantin Nikitenko, Francisco Machado (Mamadu Queta 85’), Rafael Mota (Afonso Lee 76’), Rayhan Momade [C], Eduardo Felicíssimo, João Infante (Gabriel Melo 76’), João Simões, Manuel Kissanga, Geovany Quenda (Sérgio Matos 85’) e Gabriel Silva (Winilson Lopes 67’).