Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

João Simões assina contrato profissional

Por Sporting CP
09 Fev, 2023

Médio de 16 anos ambiciona estrear-se pela equipa principal em Alvalade

João Simões é mais uma aposta de futuro do Sporting Clube de Portugal. O médio de 16 anos, que tem vindo a jogar pelos sub-17 na presente temporada, assinou esta quinta-feira o primeiro contrato profissional com o emblema Leonino e não escondeu a felicidade por este novo passo.

“É um sentimento de orgulho e de agradecimento ao Clube, mas também de responsabilidade porque não basta assinar. Temos de ser muito responsáveis e continuar sempre a trabalhar porque isto ainda agora começou”, começou por afirmar em declarações à Sporting TV o jogador que cumpre actualmente a quinta campanha em Alvalade, onde chegou na época 2018/2019.

“O amor pelo futebol veio do meu irmão, que já jogava, e do meu pai. Comecei com três ou quatro anos no Silves FC, do Algarve, e depois fui para o Portimonense SC com cinco ou seis. Aos 12, como já tinha feito torneios e captações, vim para o Sporting CP. Comecei no Pólo EUL e foi muito bom aprender com os meus colegas e treinadores, que sempre me ajudaram bastante”.

Esta época, o centro-campista soma 21 jogos e dois golos ao serviço da equipa de sub-17, algo que só é possível devido a todo o apoio e à estrutura que sempre teve à sua disposição no Clube.

“Todas as pessoas que trabalham no Sporting CP ajudaram-me. Os meus colegas ajudaram-me muito a evoluir em campo e as pessoas da Academia também. São muito importantes pois, como estamos longe dos pais, educam-nos e ajudam-nos a ser melhores pessoas”, frisou, destacando o papel da família. “É a minha base. É ao meu pai, mãe e irmão que vou buscar os meus princípios e em quem me inspiro. Ensinam-me todos os dias a tentar ser melhor, sem esquecer as origens”.

O esquerdino, que já foi internacional sub-17 por nove vezes e conta no palmarés com um título nacional de iniciados, não tem problemas em descrever-se como jogador. “Sou forte em termos físicos, tenho boa resistência, sou rápido, tenho bom passe e remate, mas também tenho coisas a melhorar. É isso que faço, tento sempre aperfeiçoar as minhas capacidades e ajudar o Clube”.

Quanto aos próximos objectivos a atingir, já estão mais do que definidos. “Quero estrear-me pela equipa principal do Sporting CP, se possível no Estádio José Alvalade. É algo que ambiciono muito porque é o Estádio que conheço desde miúdo e sempre tive vontade de jogar lá um dia”.

Já a referência na equipa principal, é Dário Essugo. “É um exemplo para todos nós. Conseguiu estear-se muito novo, mas mesmo assim continua lá em cima a trabalhar com humildade. Gosto muito dele em campo e somos parecidos a jogar, ele tem mais-valias que eu também tenho. Além disso, é muito humilde e ajuda sempre os mais novos, como já fez comigo muitas vezes”.

A fechar, João Simões deixou uma mensagem aos Sportinguistas tendo em vista o futuro: “Posso prometer aos adeptos que vou dar o máximo pelo Clube e honrar o símbolo que tenho ao peito”.