Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sporting CP

Tiago Teixeira: "Vamos focar-nos no que podemos controlar"

Por Sporting CP
30 Jan, 2023

Sub-23 visitam o terreno do Portimonense SC esta terça-feira (11h00)

A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal desloca-se ao Algarve para defrontar o Portimonense SC, esta terça-feira (11h00), na segunda jornada do apuramento para a Taça Revelação.

Vindos de dois triunfos consecutivos, os Leões atravessam um bom momento, no entanto o treinador Tiago Teixeira alertou para o facto de ser necessário melhorar no capítulo defensivo, tendo em conta que na última partida, frente ao Leixões SC, o conjunto de Alvalade permitiu que a formação de Matosinhos chegasse ao 5-4, isto após ter estado em desvantagem por 5-1.

“Entrámos bem na segunda fase, em termos de resultados, e continuamos a criar muitas ocasiões de golo. Mas não podemos estar a vencer por 5-1 aos 48 minutos e permitir que o adversário chegue ao 5-4 e acabe o jogo encostado à nossa área. São aspectos que temos de melhorar e que trabalhámos esta semana a pensar no próximo jogo”, considerou à Sporting TV.

Para o técnico, o facto de o Sporting CP ser a equipa com a média de idades mais baixa da Liga Revelação, e nunca ter repetido o mesmo onze, representa um desafio aliciante para todos.

“Tem sido impossível repetir o onze. É uma tarefa desafiante para nós, equipa técnica, e para os jogadores é bom porque têm sempre colegas diferentes a jogar. Uns têm o suporte dos outros e acaba por ser bom para potenciar as características de cada um. Ofensivamente, dá-nos mais opções, mas no processo defensivo se calhar quebra-nos as rotinas. Mas é benéfico para todos”.

Quanto ao próximo adversário, o Portimonense SC, Tiago Teixeira lembrou que os algarvios “utilizam os sub-23 como uma equipa B”, cenário bem diferente do verificado em Alcochete.

“Nós fazemos a transição da formação para o futebol profissional, e também por isso utilizamos jogadores muito mais jovens para que estejam preparados para jogar num patamar competitivo mais exigente”, lembrou, perspectivando depois o embate contra um adversário que já defrontou os Leões duas vezes na presente temporada, saindo vencedor em ambas as ocasiões.

“Todos os jogos são diferentes, e este também será. Conhecemos alguns padrões do adversário, mas vamos focar-nos essencialmente no que podemos controlar e no que trabalhámos. O objectivo passa por potenciar os nossos jogadores para conseguirmos trazer os três pontos”.

Já Manuel Mendonça, médio verde e branco de 17 anos que cumpriu a estreia na Liga Revelação há menos de duas semanas, destacou as diferenças que encontrou entre os sub-23 e os sub-19.

“A Liga Revelação oferece desafios diferentes, até porque os jogadores são mais intensos e agressivos. Nos sub-19 há equipas que jogam mais recuadas, enquanto aqui atacam mais e vão mais à procura de transições ofensivas”, atirou, considerando ser “importante” jogar em diferentes escalões pois isso representa “experiência noutros contextos e uma evolução maior”.

“É sempre bom, assim temos mais objectivos. Queremos sempre estar bem no nosso escalão, mas também temos o objectivo de jogar mais acima, com os mais velhos, o que é importante para dar-nos mais andamento e ritmo. Quanto há essa oportunidade, todos querem aproveitar”.

A fechar, Manuel Mendonça garantiu que os Leões vão lutar com tudo para vencer amanhã. “O Portimonense SC tem jogadores mais velhos, mas nós também temos qualidade. No Sporting CP já estamos habituados a estes níveis de grande exigência e é isso que vamos tentar fazer. Trabalhámos durante a semana para estar ao nível do adversário e vamos dar tudo para ganhar”.

O jogo entre Sporting CP e Portimonense SC será transmitido em directo no Canal 11.