Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

João Fidalgo reforça eixo defensivo do voleibol leonino

Por Jornal Sporting
25 Jun, 2017

Líbero salienta vontade em lançar a euforia nas bancadas com estiradas na zona recuada verde e branca

João Fidalgo é a primeira cara da defesa do voleibol Sportinguista. O ex-Académica São Mamede chega ao Clube do coração e promete galvanizar os associados com os voos em zona recuada: "Mais valias? É melhor as pessoas irem conhecendo o meu jogo [risos]. Na posição de líbero, desempenham-se as funções defensivas da equipa. Jogo com a camisola de cor diferente e só alinho nas três posições recuadas do campo. Normalmente, estes atletas são conhecidos por transmitir uma energia positiva à equipa, com defesas que galvanizam a equipa. Temos de ser seguros no momento da recepção, cumprir com rigor a função e ter o 'lado' de puxar pela equipa. São habitualmente atletas com garra, que estão associados a esses momentos de motivação. Não fugirei à regra".

Habituado a finais, fruto da experiência no Campeonato Nacional e na Selecção das Quinas, Fidalgo salienta que, à medida que se disputam troféus, sobe a confiança e a crença nos atletas: "Jogo voleibol desde que me conheço. O meu pai é natural de Espinho e é treinador. A nível sénior, já estive no Vitória de Guimarães, no Fonte do Bastardo, onde fui campeão nacional, e na Académica São Mamede, na última época. Muitos dos atletas que aqui estão são experientes em jogar finais, em ganhar títulos. Há muitos com mais de 10 títulos nacionais, relevando claramente o Miguel [Maia]. Jogaram muitas finais e isso faz a diferença e dá experiência nesses momentos. Tive oportunidade de jogar algumas no Fonte do Bastardo, tanto em campeonato como na Taça de Portugal, algumas perdendo, outras ganhando. Depois de jogar a segunda, terceira final, vai sendo diferente. Vamos sentindo mais capacidade e isso acaba por ajudar. No Sporting CP pode ser uma das mais-valias, até por termos uma construção experiente para lutar por competições".

O líbero vincou a ligação ao Clube e deu conta da motivação do plantel por fazer parte do regresso da modalidade ao emblema verde e branco: "Tenho vontade de ser campeão. Só fazia sentido o Sporting CP regressar, já que havia uma ânsia dos adeptos em voltar a ver voleibol no Clube, sendo que isso se nota nalguns dos atletas que aqui estão. Somos Sportinguistas, Sócios do Clube, no qual me incluo. É uma coisa fantástica estar a cumprir este sonho. Obviamente que, tendo este conjunto de atletas ao dispor, o Sporting CP só pode pensar em lutar por todos os títulos", explicou, antes de valorizar a nova casa das modalidades: "É fabuloso estar aqui no regresso da modalidade, com pavilhão novo. A ambição é enorme e os adeptos vibram nas modalidades que acompanho habitualmente. Certamente que, no Pavilhão João Rocha, esse apoio vai maximizar-se ainda mais. Estamos ansiosos pelo começo e por ter os adeptos do nosso lado, querendo brindá-los com vitórias e títulos".