Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

A vitória de uma força que nasceu das fraquezas

Por Jornal Sporting
06 Fev, 2016

Sporting vence Benfica por 32-31 na última jornada da fase regular do Campeonato

Começou com superioridade do Sporting CP, passou para um Benfica melhor e com uma vantagem de quatro golos, deu nova cambalhota passando para quatro golos de avanço do conjunto ‘leonino’ e acabou com uma vitória ‘verde e branca’... a oito segundos do final: o ‘derby’ da 22.ª e última jornada da fase regular do Campeonato Fidelidade Andebol 1 foi intenso (às vezes em demasia, dentro de fora do rectângulo de jogo), emocionante e terminou com o triunfo da melhor equipa em campo, mesmo com algumas penalizações mal sancionadas pela dupla de arbitragem. Assim, os comandados de Zupo Equiosain garantiram o terceiro lugar para o ‘playoff’, começando por enfrentar o Águas Santas na primeira fase a eliminar da competição, e, em paralelo, provaram que, quando conseguem manter os índices de agressividade e concentração no 6:0 defensivo, são sérios candidatos a um título que foge de Alvalade desde 2001.

O encontro começou com vantagens mínimas dos visitados, que saíram com a primeira bola de jogo, mas cedo o Sporting CP passou para a frente antes da primeira decisão polémica aos dez minutos: na sequência de um ataque dos ‘encarnados’, Tiago Pereira tentou agredir com uma cabeçada o russo Samvel Aslanian, que nunca fugiu mas também não esboçou a mínima intenção de atingir o seu adversário, e ambos os jogadores foram expulsos com vermelho directo sem que se percebesse o porquê de tamanha penalização para o jogador ‘verde e branco’. Esse momento mudou, de forma inevitável, a estratégia dos dois conjuntos: as ‘águias’ perderam a primeira opção para central – o que obrigou as utilizações de Belone, Borragan e Elledy nessa posição –, ao passo que os ‘leões’ ficaram privados de um elemento importante na defesa (sobretudo após a lesão de João Antunes durante a semana) e da principal pedra para rodar a primeira linha ofensiva.

Ainda assim, foi o Sporting CP que se adaptou melhor às circunstâncias, conseguindo vantagens de dois golos aos 6-4, 7-5, 8-6 e 9-7. No entanto, e nos últimos oito minutos da primeira parte, houve um claro abrandamento da intensidade defensiva ‘verde e branca’, além de algumas falhas técnicas que propiciaram ataques rápidos e contra-ataques 1x0, que permitiu ao Benfica virar o encontro para quatro golos de vantagem no último minuto antes do intervalo (16-12). Após um tento de Carlos Carneiro, os visitados fizeram uma tentativa de jogo aéreo na última jogada que acabou... com um golo de Frankis bem longe da baliza, fixando o 16-14 no final da primeira parte.

O segundo tempo manteve a tónica dos derradeiros minutos da primeira parte, mas seria nas alturas das fraquezas que o Sporting CP mostrou as suas forças: entre os 35 e os 40 minutos, mesmo com a exclusão de Frankis, os ‘leões’ passaram de 20-17 para 21-20, recuperando a liderança do resultado e do encontro fruto de uma defesa bem mais agressiva e a forçar os erros contrários, que deram os primeiros contra-ataques e ataques rápidos convertidos durante a partida. Mesmo depois de uma nova exclusão de Bosko, os ‘verde e brancos’ voltaram a repetir a dose e entraram nos últimos dez minutos na frente por 27-25.

Mesmo com Frankis e Bosko no limite da exclusão, a equipa manteve-se coesa e chegou aos quatro golos de avanço com apenas quatro minutos por jogar (31-27), altura em que a mesa decidiu sancionar de forma incompreensível uma penalização de dois minutos ao banco por Zupo Equisoain ter passado ligeiramente a sua zona de acção a celebrar um golo. Aí, o conjunto ‘leonino’ claudicou em termos emocionais e permitiu mesmo que o Benfica empatasse antes de Frankis, num ataque organizado após desconto de tempo, apontar o golo da vitória por 32-31 a oito segundos do final.

Frankis Carol, com nove golos, foi o melhor marcador do encontro, seguido dos pontas Pedro Portela (sete) e Pedro Solha (seis). Nota também para algumas defesas importantes pelo ‘timing’ de Cudic e para o trabalho defensivo de Bosko, sobretudo na segunda parte.

O ‘playoff’ da fase final do Campeonato Fidelidade Andebol 1 terá os seguintes jogos:

- Jogo 1: FC Porto (1.º)-Avanca (8.º)

- Jogo 2: ABC (2.º)-Passos Manuel (7.º)

- Jogo 3: SPORTING (3.º)-Águas Santas (6.º)

- Jogo 4: Benfica (4.º)-Madeira SAD (5.º)

Nas meias-finais da competição, os cruzamentos serão os seguintes:

- Vencedor jogo 1-Vencedor do jogo 4

- Vencedor jogo 2-Vencedor do jogo 3