Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

30 minutos de excelência não chegaram para quebrar enguiço no Dragão Caixa

Por Jornal Sporting
08 Abr, 2017

Domínio leonino na primeira parte foi quebrado pelo ascendente do FC Porto no segundo tempo, que, assim, aumenta a liderança do campeonato

De início até aos 53 minutos. Os leões foram dominadores na primeira parte, tiveram vantagem praticamente até ao último sexto da partida, mas acabaram derrotados pelos azuis e brancos, ficando agora a quatro pontos da liderança azul e branca e ainda sem triunfos no Dragão Caixa.

Logo no primeiro minuto, Zabic, por duas vezes, colocou o Sporting de onde este já não viria a sair durante 53 minutos. A mobilidade do pivot leonino foi arma, condicionando a marcação mais posicional dos azuis e brancos. A distância cavou-se quando Frankis Carol conseguiu libertar-se da pressão e resolver a partir de iniciativas individuais.

Aos 10’, o Sporting vencia por 8-5 e só nessa altura surgiu a segunda linha portuense, até aí apenas bem-sucedido no jogo de pivot. Aos 15’, já os leões chegavam aos 11-7, com o duplo pivot, quer Portela quer Nikcevic, a aparecer em ajuda a um mais posicional Kopco. Asanin começou o seu brilhantismo, com quatro defesas de excelência na primeira parte, mas sempre ajudado por uma defesa agressiva, que só ‘concedeu’ um golo aos pontas contrários. No ataque, a segunda linha dos verdes e brancos começou a funcionar e, mesmo que o FC Porto tivesse reduzido, aos 20 minutos, para dois golos de diferença, Bozovic e Pedroso com três golos cada aumentaram para seis os tentos de avanço, perfazendo o parcial de 19-13 ao intervalo, a maior vantagem do jogo. Ruesga era alvo de marcação individual, contudo as alternativas continuavam a dar conta de si em 30 minutos verdadeiramente impressionantes do Sporting CP.

Na segunda parte, tudo mudou. O FC Porto foi extremamente eficaz, explorando o jogo de pivot e a segunda linha, ambas com eficácia extrema. Matic conseguiu seis golos e o pivot Salina cinco tentos. Aos 40’, os dragões já haviam reduzido para dois (21-19), beneficiando da precipitação leonina e de três exclusões verdes e brancas. Só Portela conseguia desequilibrar na ponta direita e os leões acumularam ineficácia no bloco defensivo e no ataque, apenas com quatro golos em 20 minutos. Aos 22’, o FC Porto conseguiu a igualdade e chegou à primeira vantagem do jogo no minuto seguinte, avanço que não mais viria a perder.

Nos cinco minutos finais da partida, o Sporting CP voltou a ser agressivo e condicionou a segunda linha adversária com um bloco alto, de marcação individual por parte de Pedro Solha. Os dragões ainda se viram em inferioridade numérica, Portela teve a chance de atirar para o empate, mas Quintana, que negou seis bolas de golo em remates de 10 metros, acabou por ‘trancar’ a baliza em 30-28, que vale nova recuperação ante os leões, como ocorrido na primeira fase do Campeonato Nacional.

O Sporting CP só conseguiu nove golos na segunda parte e acabou penalizado pela agressividade portista no segundo tempo, ficando agora a três da liderança, com 43 pontos.