Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Leão mandão leva nove golos de avanço para a Roménia

Por Jornal Sporting
21 maio, 2017

37-28 no encontro garantiram vantagem para a segunda mão da final da Taça Challenge

O Sporting CP correspondeu ao que Hugo Canela havia pedido durante a semana e venceu por 37-28, em jogo referente à primeira mão da final da Taça Challenge. levando para a Roménia uma vantagem a defender de nove golos.

O início da partida ante o Potaissa Turda era vital para as aspirações leoninas, mas só aos três minutos, Bozovic conseguiu abrir o activo para os de Alvalade. Nikcevic empatava, de seguida e aos cinco o Sporting CP agarrou o controlo que não mais perdeu. Kopco recebeu junto aos sete metros, rodou e atirou para o 3-2. 

Nos seis minutos seguintes nem um golo para o Potaissa Turda. Os pontas começaram a funcionar (Portela e Nikcevic), mas a primeira linha também não dava hipóteses (Ruesga, Bozovic e João Pinto). Aos 13’, Nikcevic começava a assumir contornos de figura maior, chegando ao 9-4. 

Mais cinco minutos para jogar e Asanin estirava-se defendendo todas as ofensivas rivais. Nikcevic mais dois, Portela e Bozovic faziam o resto, com vantagem de 13-5, aos 18’. O ambiente verde e branco galvanizava os jogadores que prosseguiram o domínio, cingindo aos romenos poucas hipóteses de retomar à discussão do jogo. Bozovic, Zabic e Ruesga ampliaram as contas e Nikcevic continuava a dinamitar a defensiva contrária. Só aos 28', o Turda conseguiu causar dificuldades, mas já estava a 10 golos do Sporting CP (17-07). 

Para o intervalo vantagem de oito golos dos leões (19-11), que, mesmo sofrendo uma marcação individual, não deixaram em nenhum momento de perigar a baliza romena. A primeira linha continuava a conseguir tentos sucessivos, mesmo que os romenos chegassem com maior facilidade ao remate. Aos 37', Ruesga furou a defesa e derrubou a pressão alta adversária.  Aos 45', Ruesga voltou a facturar e, depois de Cudic lançar o contra-golpe, Nikcevic consagrava-se como melhor artilheiro da partida (10 golos), dando uma vantagem de 12 golos no segundo tempo (31-19), a maior desse parcial até então.

A partir daí, Cudic foi resolvendo alguns problemas, maioritariamente de jogo de pivot contrário e mascarava alguma ineficácia na finalização leonina. Aos 57', Portela e João Pinto voltaram a colocar a vantagem em 11 golos, mas, nos últimos dois minutos, só Carlos Carneiro conseguiu desfeitear o guardião Ludovic Varo. Já no soar da buzina, Zacaciurin converteu um livre de sete metros que ditou o resultado final, 37-28. 

Bruno de Carvalho viu de perto a capacidade dos leões que, assim, mantiveram o registo imbatível e 100% vitorioso na prova. Na Roménia, tentarão confirmar a segunda Taça Challenge do palmarés, tendo para isso que suster um avanço de nove golos e cientes da dificuldade de jogar no campo rival, embate marcado para 27 de Maio, às 17h00 locais.