Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

ABC vence Supertaça de andebol

Por Jornal Sporting
27 Ago, 2017

Bracarenses aproveitam exclusões e demasiados erros ofensivos para se tornarem o clube mais titulado na competição com o 26-21 final

O Sporting CP foi derrotado na Supertaça de andebol sénior masculina, por 26-21, diante do vencedor da Taça de Portugal de 2017, o ABC.

Os leões só estiveram na frente por uma vez e acabaram fortemente penalizados por cinco exclusões e uma série de erros ofensivos. A equipa verde e branca discutiu o resultado durante 50 minutos, mas, nos últimos dez, apenas conseguiu um golo, o que causou a diferença expressiva no resultado final.

Só ao segundo minuto de jogo se confirmou o primeiro golo da Supertaça. Cláudio Pedroso adiantou o Sporting CP pela primeira vez no parcial inaugural. O ABC respondeu com dois golos seguidos. Ruesga restabeleceu a igualdade em jogada individual. Nikcevic daria avanço aos leões, mas Hugo Rocha aparecia no jogo para começar a finalizar de sete metros, após expulsão por vermelho directo de Frankis Carol.

Asanin saía da quadra para colmatar a inferioridade numérica no ataque, mas o ABC aproveitou algum desnorte para, em três minutos, chegar ao parcial de 7-3, a diferença mais volumosa da primeira parte. Ainda assim, aos 14’, os leões retomavam a luta pela vitória, muito pelo sucesso da primeira linha, em que Pedroso e Edmilson se destacavam.

Apesar do sucesso do jogo de pivot de Hugo Rocha, Asanin começou a fazer diferenças impedindo lances de sete metros e jogadas em que o portador de bola se isolava perante o guardião. Aos 19, o marcador cifrava-se nos 10-8 para o ABC, sendo que as exclusões se sucediam para ambas as partes. Até aos 24’, o marcador foi estando com a mesma diferença. Edmilson e Tiago Rocha eram os mais bem-sucedidos na frente.

Asanin foi defendendo e evitando males maiores, enquanto o Sporting CP continuava a procurar a sua primeira linha para resolver os problemas, entre eles um jogo de pontas inexistente. Aos 29', o ABC concluiu uma finalização aérea, uma das mais bonitas da prova e Portela sai lesionado do lance, queixando-se de uma entorse no tornozelo. Edmilson Tavares ainda marca de meio-campo, levando o jogo com o resultado de 14-13 para o intervalo, ele que foi o melhor artilheiro com cinco tentos.

No início do segundo tempo, Carlos Carneiro desperdiçou duas oportunidades e o ABC aproveitou para se distanciar no marcador. Pedroso e Edmilson voltaram a reduzir e o Sporting CP ainda chegou à igualdade a 18 por intermédio de Carneiro (47'). Asanin segurou a investida seguinte, mas os leões voltaram a desperdiçar no ataque. Aos 52', Asanin brilha pela última vez, mas Humberto Gomes responde com classe, lançando um contragolpe que acabou na baliza leonina.

Nikcevic era excluído por palavras (imperceptíveis) e os leões só voltaram a marcar aos 58', por Tiago Rocha, que se estreou com três golos no conjunto verde e branco.

O ABC somou seis golos sem resposta, avolumando o placard até 26-21, muito devido a uma intranquilidade em todas as acções do Sporting CP, especialmente em termos ofensivos, com perdas de bola, passes errados e faltas ofensivas. O ABC é agora o clube mais titulado nesta competição (sete). O Sporting conquistou a prova três vezes. 

O Sporting CP defronta na próxima semana o Cocks na meia-final de acesso à Fase de Grupos da EHF Champions League.