Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Supremacia evidente carimba triunfo na Turquia

Por Jornal Sporting
17 Set, 2017

Sporting CP nunca esteve em desvantagem e estreou-se da melhor forma no regresso à EHF Champions League

Não era possível pedir melhor regresso à EHF Champions League por parte do Sporting CP. Depois de competir em 2001/2002 na mais importante prova europeia de clubes, o campeão nacional português e vencedor da Taça Challeng voltou à EHF para medir forças com o vencedor da Liga turca, o Besiktas - que soma esta temporada a quarta presença consecutiva - e não esteve em nenhum momento em desvantagem na partida.

O estatuto não assustou o Sporting CP que, desde cedo, assumiu a ambição de triunfar. Edmilson Araújo abriu a contagem que os leões ampliaram para 3-0, ainda dentro do minuto três.

Aos 4.17', Nikcevic confirmava o 5-1 e um avanço extremamente interessante para gerir. Ainda assim, entre o sétimo e o oitavo minuto, o Besiktas reagiu e conseguiu reduzir a desvantagem para apenas um golo. Edmilson destacava-se na segunda linha, mas era Tiago Rocha na posição de pivot e Nikcevic na ponta a aumentarem o espaço entre equipas, cifrado em 12-8 à passagem do minuto 18.

A quatro minutos do intervalo, Kopco viu-se excluído por dois minutos e os turcos acercaram a baliza leonina, conseguindo levar score para 17-16 para intervalo.

No início da segunda parte, o equilíbrio fazia-se sentir. Bola cá, bola lá e golo para ambas as formações. Bosko foi excluído aos 35' e a vantagem de dois golos dos leões esfumou-se para a segunda igualdade da partida. Só que aí, o regressado de lesão Pedro Portela marcou por três vezes em quatro minutos, colocando o Sporting CP na frente por 22-19 aos 45'.

Ora o tempo do leste europeu seguiria pouco depois. Bozovic, com três golos, e Nikcevic, com quatro, respondiam com acerto a um ataque turco que mantinha a equipa na discussão do jogo. Aos 56', Ruesga fazia o 28-23. O Besiktas ainda marcou por duas vezes, mas Frankis Carol acabou com as esperanças com o 29-25 a um minuto do fim. Kopco fechou as contas da primeira jornada, com um triunfo por 30-26. Portela e Nikcevic foram os melhores artilheiros, com oito e seis golos cada, dados que sustentam a força do jogo de pontas e do contra-ataque verde e branco.

Apesar dos turcos terem conseguido cinco golos nos livres de sete metros, o Sporting CP consolidou a sua vitória na eficiência de remate (77%). Dos 40 remates efectuados, 30 deram golo.

Enfrentando HC Metalurg (Macedónia), HC Motor Zaporozhye (Ucrânia), Montpellier HB (França), Besiktas Mogaz HT (Turquia) e Chekhovskie Medvedi (Rússia), o Sporting CP sabia da importância de começar bem para sonhar com o difícil (muito difícil) apuramento para os oitavos-de-final, para o qual só se apuram o primeiro e segundos classificados.

A 24 de Setembro, os leões recebem o HC Motor Zaporozhye, da Ucrânia, o líder do grupo D. O Montpellier segue em segundo, também com dois pontos, mas com seis golos à maior no score entre marcados e sofridos do que os verdes e brancos.