Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Rui Silva: "Temos de estar mais unidos do que nunca"

Por Sporting CP
30 Nov, 2020

Sporting CP regressa aos palcos europeus e recebe USAM Nîmes Gard

Esta terça-feira, às 19h45, a equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal recebe, no Pavilhão João Rocha, os franceses do USAM Nîmes Gard, num jogo a contar para a quinta jornada do grupo B da EHF European League.

Em antevisão à partida, o treinador Rui Silva alertou para "um jogo extremamente difícil", naquele que será o primeiro encontro na fase de grupos disputado na casa das modalidades do Sporting CP, depois de dois jogos europeus fora – ambos com triunfos Leoninos.

Sobre o USAM Nîmes Gard, o técnico verde e branco projectou aquilo que se pode esperar do exigente adversário francês. “É de facto uma excelente equipa de um campeonato extremamente forte. Estamos a falar do terceiro classificado da época passada da liga francesa, que ficou inclusive à frente do Montpellier HB que já ganhou a Liga dos Campeões. É um conjunto formado essencialmente por jogadores franceses, com muita profundidade e diversidade em termos de recursos defensivos e ofensivos”, analisou Rui Silva.

Com o embate a marcar o regresso a casa, o treinador dos Leões quer fazer do Pavilhão João Rocha uma verdadeira fortaleza na Europa. “Jogamos em nossa casa. Tenho dito desde o primeiro dia que o nosso principal objectivo é vencer os jogos em casa e depois trabalhar para conseguirmos conquistar os pontos de fora. A parte mais difícil já a temos feito, portanto amanhã vamos ter um jogo duro, mas acredito que o iremos vencer”, frisou.

Neste momento, o Sporting CP soma por vitórias os dois jogos disputados no grupo B da EHF European League. Ora, somando o terceiro triunfo no mesmo número de jogos, na visão de Rui Silva, pode começar a trilhar-se um caminho de sucesso nas ambições europeias do Clube. “Num grupo de seis, onde passam quatro equipas e fazemos dez jogos, com três vitórias as coisas ficam muito bem encaminhadas. Nós queremos passar, mas, neste momento, também começamos a pensar em passar na melhor posição possível de entre estes quatro primeiros lugares e lutar pelo topo do grupo”, referiu o técnico.

O Sporting CP chega à partida europeia depois de duas deslocações consecutivas desgastantes (Suécia e Açores) e com um mês carregado de competição. Rui Silva admitiu que fisicamente tem sido um período exigente, no entanto encara a situação com naturalidade.

“Estes últimos dois jogos que nos obrigaram a voar não foram benéficos para a recuperação dos atletas, mas eles já estão habituados. Agora, faz parte do nosso trabalho gerir as cargas do treino, eles neste momento, mais do que treinar, precisam de recuperar e é isso que temos feito”, sublinhou.

O grupo de trabalho ainda conta com as importantes baixas de Carlos Ruesga e Jens Schöngarth, contudo Rui Silva apelou à união da equipa para ultrapassar as adversidades. “O nosso grupo neste momento está curto, temos dois jogadores importantes de fora, mas não é algo novo. Em nossa casa temos de estar mais unidos do que nunca e ajudar-nos uns aos outros”.

Ainda assim, o treinador Leonino adiantou que, no sentido inverso, o guardião Matevž Skok está de regresso após lesão: “Esteve de fora durante sete semanas, um período ainda longo. Vai a jogo amanhã, não sabemos se será utilizado, mas para nós é importante que esteja no grupo porque é uma pessoa muito importante para nós”, finalizou.