Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Lomba

Andebol dá início aos treinos

Por Sporting CP
27 Jul, 2021

Equipa de Ricardo Costa já trabalha no Multidesportivo

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal já começou os treinos de pré-temporada para preparar 2021/2022. Sob as ordens de Ricardo Costa, novo treinador do emblema de Alvalade, os Leões estão na primeira semana de trabalho no Multidesportivo do Estádio José Alvalade.

No final do treino desta terça-feira, que já contou com os vários reforços para esta época, Ricardo Costa falou com os meios de comunicação do Sporting CP e garantiu que os atletas se apresentaram com trabalho realizado durante as férias.

"Os jogadores, de uma forma quase completa, vieram em magnífica forma, muito bem preparados. Os primeiros treinos têm corrido de forma tranquila e, pouco a pouco, vamo-nos adaptando entre todos. O que mais lhes pedi foi que nós, o mais rápido possível, pudéssemos formar uma equipa. Representar o Sporting CP é sempre uma honra, mas, com tantos jogadores jovens, novos e comigo aqui pela primeira vez, necessitamos de algum tempo de adaptação. Mas está a correr tudo bem, está a ser excelente", começou por dizer.

Com uma equipa que baixou consideravelmente a média de idades em relação a 2020/2021, Ricardo Costa explicou que gosta "de apostar em jovens" e "que se há sinal em que o Sporting CP sempre foi forte foi na aposta nas promessas desportivas a nível nacional".

"Este ano, fomos buscar, provavelmente, dos melhores atletas que existem em Portugal. Sabemos que cada um deles precisa do seu tempo de habituação e de capacidade de trabalho, assim como de saber aquilo que é jogar no Sporting CP, mas estamos confiantes de que, entre os mais jovens e os mais experientes, vamos fazer uma equipa competente, competitiva, que lute pelas cores e que traga vitórias ao Sporting CP, que é o que todos ambicionamos. Para quando essas vitórias? Não sei, sei que, da forma determinada que eles estão a treinar e sabendo o que queremos atingir, o futuro só pode ser risonho para esta malta jovem que queremos ajudar a crescer", frisou.

Depois de, em 2010/2011, ter sido colega de equipa de Carlos Ruesga nos espanhóis do CB Ademar León, quando ainda jogava, Ricardo Costa revelou ser admirador das qualidades do central verde e branco.

"Se me dissessem que, dez anos depois, ia reencontrar o Carlos Ruesga no papel de meu atleta, eu diria que era quase impossível. Mas há coisas que acontecem na vida, e ainda bem. O Carlos é um símbolo do desporto espanhol, um grande jogador. Conquistámos coisas juntos, mas hoje tem um papel importante naquilo que é o ensinar Sporting. Tem um trajecto no andebol europeu e é importante que passe todo esse conhecimento para os mais jovens porque tenho a certeza de que os pode ajudar de forma significativa", afirmou.

Por fim, Ricardo Costa assegurou que assumir a liderança do Sporting CP "é um momento especial" que encara "com a maior responsabilidade e o maior empenho para transformar a equipa naquilo que os adeptos querem ver, que é uma equipa empenhada, com garra e a lutar por vitórias": "É essa a minha motivação e é para isso que aqui estou. (...) O objectivo é fazer crescer estes atletas. Não tenho dúvidas de que eles querem ser campeões, como eu também quero. Quando, não sei. Sei que no próximo jogo em que entrarmos em campo vamos lutar para ganhar e para estarmos daqui a um mês melhores do que o que estamos agora. Esse é o nosso compromisso. No fim, fazemos as contas e a avaliação do que aconteceu".

Edmilson Araújo, lateral com muitos anos de Sporting CP, também comentou o regresso aos treinos: "Está a correr bem, tem sido duro. Antes de começar, todos fizeram o trabalho de casa para chegar em boas condições e está a correr tudo bem. (...) Temos muitos jogadores novos, muitos jovens. O pessoal da casa coloca-os à vontade e eles também já se sentem em casa".

Depois de ter começado a temporada transacta emprestado, regressando a meio da temporada, o internacional pela selecção de Cabo Verde mostrou-se "muito feliz por começar esta época em casa". "As expectativas são altas. É uma equipa jovem com muito talento e vamos lutar com tudo para alcançar os nossos objectivos", disse ainda.

Uma das caras novas é Josep Folqués, ponta-esquerdo espanhol de 25 anos que chegou a Alvalade proveniente do CB Benidorm. De acordo com o Leão, os primeiros tempos no Sporting CP têm sido "muito bons e bastante duros". "Esta semana tem muita carga para, na próxima, começarmos a ter mais bola", começou por contar.

"Tinha muita vontade de vir, é uma oportunidade para mim e estou muito feliz. Estou com grande entusiasmo para trabalhar e dar o melhor de mim para que a equipa tenha o maior sucesso", acrescentou.

No Sporting CP, Josep Folqués tem três compatriotas na equipa: Carlos Ruesga, Natán Suárez e Mamadou Gassama. Assim, garantiu, tudo se torna mais fácil: "São todos muito simpáticos e receberam-me muito bem, mas ter mais espanhóis ajuda até porque já os conhecia de antes. É um alívio porque estou num país novo e é a primeira vez que jogo fora de Espanha".

Por fim, o atleta explicou que já conhecia bastante do Sporting CP, até porque foi colega de uma referência do andebol Leonino. "Partilhei o balneário com o Ivan Nikčević, que jogou aqui alguns anos e que me falou muito bem do Sporting CP. É uma equipa com muita tradição e é conhecido mundialmente, tanto no andebol como no futebol. É uma honra poder defender este escudo", finalizou.