Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Estreia categórica no Campeonato Nacional

Por Sporting CP
18 Set, 2021

​Andebol vence CD Xico Andebol com resultado expressivo (45-26)

A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o CD Xico Andebol por 45-26, este sábado, no Pavilhão João Rocha, na estreia no Campeonato Nacional.
 
Orientados pelo técnico Ricardo Costa, os Leões apresentaram-se em campo com uma equipa renovada e um sete inicial composto por Yassine Belkaied, que assumiu a baliza, Salvador Salvador, Josep Folqués, Jens Schöngarth, Natán Suárez, Francisco Tavares e Jonas Tidemand.
 
No frente-a-frente com o recém-promovido conjunto de Guimarães, as coisas até começaram por não correr de feição, pois o adversário chegou rapidamente a uma vantagem de 0-2, mas seria por pouco tempo. Logo de seguida, surgiu a resposta do emblema de Alvalade, que passou a dominar.
 
Com dez minutos, a formação Leonina já estava na frente por 9-4, mantendo a diferença de cinco golos até aos 20 minutos (16-11). Para isso, muito contribuíram a elevada eficácia de remate e a velocidade de processos, bem como a pontaria afinada de Francisco Tavares e Schöngarth.
 
Nos dez minutos antes do intervalo, Ricardo Costa começou a rodar a equipa, mas a tendência manteve-se. Com mais soluções e algum tempo a jogar sem a presença do guarda-redes na baliza adversária, devido às exclusões, o Sporting CP fugiu no marcador e construiu um fosso que praticamente fechou as contas da partida, descendo aos balneários na frente por 25-13.
 

No regresso para a segunda parte, os Leões voltaram a não dar hipótese. Com um sete quase totalmente renovado, no qual se incluíam por exemplo os jovens Francisco Costa, André José ou Duarte Seixas, a formação da casa apenas sofreu golos já com mais de cinco minutos, alcançando um registo de dois tentos encaixados contra nove marcados à passagem dos 11 minutos.
 
Depois disso, também devido à larga diferença no marcador, o ritmo diminuiu e o CD Xico Andebol recuperou algum terreno, ainda que sem conseguir ameaçar a liderança do Sporting CP. Na resposta a um parcial de 2-5 do adversário, Ricardo Costa sentiu a necessidade de refrescar a equipa e bem, pois assim que o fez o Sporting CP voltou a aumentar a intensidade.
 
Nos minutos finais da partida, perante um adversário já muito desgastado, a turma verde e branca voltou a colocar o pé no acelerador e alargou ainda mais a vantagem, terminando o encontro com uma expressiva vitória por 45-26, na qual todos os jogadores de campo fizeram o gosto à mão. Nota para Francisco Tavares, que foi o melhor marcador do jogo com um total de dez golos.
 
Os Leões voltam a jogar já na terça-feira, na recepção aos dinamarqueses do TTH Holstebro, no arranque da segunda ronda de qualificação para a fase de grupos da EHF European League.
 
Sporting CP: Yassine Belkaied [GR], Salvador Salvador [C] (3), Josep Folqués (2), Jens Schöngarth (5), Natán Suárez (2), Francisco Tavares (10) e Jonas Tidemand (3); Matevž Skok [GR], Edmilson Araújo (1), Francisco Costa (2), André José (5), Carlos Ruesga (3), Eduardo Almeida (1), Erekle Arsenashvili (3), Duarte Seixas (5) e Manuel Gaspar [GR].