Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Leão ruge bem alto na Europa

Por Sporting CP
19 Out, 2021

Vitória no último suspiro sobre Kadetten Schaffhausen (29-28)

No regresso das noites europeias ao Pavilhão João Rocha, a equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu, nesta terça-feira, o Kadetten Schaffhausen por 29-28 na jornada inaugural do grupo D da EHF European League. Mamadou Gassama foi o grande destaque com oito golos e o último deles deu a vitória aos Leões a escassos segundos do fim.

Desde o início que o equilíbrio de forças foi notório e as defesas e seus guardiões, Manuel Gaspar e Kristian Pilipovic – com 25 e 47 por cento dos remates travados, respectivamente, ao intervalo -, seriam os principais protagonistas. Com as exclusões precoces de Jens Schöngarth e Carlos Ruesga, os suíços chegaram-se à frente no marcador (0-2), mas rapidamente os Leões responderam com força (5-3). Ofensivamente, Schöngarth era o mais eficaz, com quatro golos (7-5).

Contudo, num período de maior desacerto Leonino no ataque, os papéis inverteram-se e o Kadetten Schaffhausen aproveitou para virar o resultado (8-11). Poucos segundos antes do intervalo, Ephraim Jerry, jogador do emblema suíço, viu o cartão vermelho, e Kiko Costa não tremeu da linha de sete metros, mas 9-12 foi o resultado que seguiu para o segundo tempo.

Já em igualdade numérica, a turma de Alvalade subiu de produção e, numa rápida transição, Salvador Salvador – dos melhores no ataque - apontou o 11-12, que reacendeu o apoio Sportinguista nas bancadas. No entanto, seria o Kadetten Schaffhausen a disparar de novo no marcador, complicando a tarefa dos Leões (12-17).

Ainda assim, a partir dos dez minutos da segunda parte, a formação de Ricardo Costa reajustou o seu sistema defensivo e, na frente, Salvador e Gassama começaram a dar corpo à reacção Leonina (15-17). Com 16-20 no resultado, Samuel Zehnder – levava já seis golos na partida – foi excluído e as bancadas tentavam empurrar a equipa do Sporting CP para uma nova reaproximação no resultado, confirmada por Gassama (19-21).

Os Leões não desistiam e Natán Suárez recolocou, pouco depois e de forma enfática, a diferença de dois golos no marcador (22-24). O jogo estava vivo e o Sporting CP assinou minutos verdadeiramente frenéticos, sob o forte apoio das bancadas, que cada vez acreditavam mais na reviravolta. Lá atrás, Skok agigantou-se, Tidemand fez de imediato o 23-24 e Natán repôs finalmente o empate no jogo perante um Pavilhão João Rocha em ebulição (24-24).

Com o jogo discutido ao pormenor, Gassama e Kiko Costa – ambos com seis golos – faziam com que a turma de Alvalade não descolasse dos suíços no marcador (27-27), quando faltava um minuto por jogar e a incerteza era máxima. O Kadetten Schaffhausen jogaria em inferioridade numérica até ao fim – exclusão de Nik Tominec – e, outra vez, Gassama assinou o 28-28 para coroar a sua exibição logo a seguir. Com 16 segundos por jogar e com a posse de bola do lado suíço, Gassama apareceu para fazer um roubo rápido e apontar o 29-28 na baliza deserta, espoletando a explosão verde e branca nas bancadas.

Desta forma, o conjunto de Ricardo Costa somou os primeiros pontos na Europa em 2021/2022. Além do emblema suíço, os Leões partilham o grupo com os húngaros do Grundfos Tatabánya KC, os macedónios do HC Eurofarm Pelister, os gregos do AEK Athens HC e os franceses do USAM Nîmes Gard.

Sporting CP: Matevž Skok [GR], Edmilson Araújo, Francisco Costa (6), Natán Suárez (5), Jonas Tidemand (2), André José, Carlos Ruesga, Salvador Salvador [C] (4), Erekle Arsenashvili, Mamadou Gassama (8), Francisco Tavares, Manuel Gaspar [GR], Duarte Seixas, Jens Schöngarth (4), Josep Folqués e Martim Costa.