Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Bjerringbro-Silkeborg

Andebol avança para a EHF European League

Por Sporting CP
04 Out, 2022

Lugar na fase de grupos garantido apesar de desaire na Dinamarca (33-30)

Missão cumprida, a equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal vai repetir a presença na fase de grupos da EHF European League. Graças à valiosa vantagem de nove golos trazida do Pavilhão João Rocha (31-22), os Leões de Ricardo Costa garantiram, esta terça-feira, na Dinamarca, a qualificação, apesar da derrota com o Bjerringbro-Silkeborg por 33-30 no jogo da segunda mão da derradeira eliminatória (61-55 no total).

Com um excelente arranque, a turma de Alvalade foi extremamente competente e dominou o encontro na JYSK Arena e o marcador até aos últimos dez minutos, quando os nórdicos viraram o resultado, mas sem a diferença suficiente para reverter também a eliminatória.

Se a grande responsabilidade, desde o início, estava do lado nórdico para inverter a desvantagem, os Leões não ficaram na expectativa e arrancaram com tudo, chegando de forma rápida ao 1-5 e, alargando a vantagem depois dos dez minutos, até ao 6-11. Os irmãos Martim e Kiko Costa, com cinco golos cada um, mostravam-se verdadeiros ‘quebra-cabeças’ para os dinamarqueses.

Já com a mudança de guarda-redes, entrando Johan Sjostrand, o Bjerringbro-Silkeborg ainda conseguiu reduzir para 10-11, contudo Salvador Salvador, capitão verde e branco, voltaria a marcar as distâncias com três golos e o Sporting CP foi para o intervalo a ganhar por 14-17. Sólida primeira parte dos Leões para continuar no controlo do jogo e da eliminatória.

E, tal como no início do jogo, o reatamento voltou a ficar marcado pelo poderio Leonino, que com eficácia rapidamente aumentou para seis golos a diferença no marcador (14-20). Apesar da reacção procurada pelo Bjerringbro-Silkeborg, os Leões de Ricardo Costa continuaram a impor a sua lei até à entrada para os derradeiros dez minutos (24-27), quando tudo mudou.

Já na recta final, o conjunto dinamarquês reaproximou-se e, no tudo por tudo, virou o resultado para 29-28 a pouco mais de três minutos para o fim - os dez golos de Nikolaj Nielsen ‘pesavam’ nesta contagem. A seguir, Kiko Costa ainda marcou o seu sétimo golo, mas os nórdicos seguiram por cima. No entanto, o Sporting CP sabia que podia contar ainda com a valiosa vantagem de nove golos trazida de Lisboa para esbater o resultado na JYSK Arena. E assim foi, o Bjerringbro-Silkeborg venceu por 33-30, mas o agregado total de 61-55 sorriu aos Leões, que apesar do susto ficaram com o passaporte para a fase de grupos da EHF European League.

Sporting CP: Edy Silva (2), Edmilson Araújo (1), Kiko Costa (7), Natán Suárez (1), Patryk Walczak (1), Carlos Ruesga (1), Salvador Salvador [C] (6), Mamadou Gassama, Francisco Tavares, Manuel Gaspar [GR], Jens Schöngarth (4), Étienne Mocquais (2), Leonel Maciel [GR], Josep Folqués e Martim Costa (5).