Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Rui Silva vence Campeonato Nacional de estrada

Por Jornal Sporting
23 Jan, 2016

Atleta dos ‘leões’ conquistou pela primeira vez a prova no plano individual

Rui Silva venceu esta tarde o Campeonato Nacional de estrada, no plano individual, concluindo os dez quilómetros da prova, que teve partida e chegada na Alameda das Universidades, em Lisboa, em 29.50 minutos. O atleta de 38 anos, que conquistou recentemente a São Silvestre da Amadora, percorrendo a mesma distância em 30.01 minutos, confirma o bom momento de forma e vence a competição pela primeira vez na carreira, não conseguindo, ainda assim, juntar a esta conquista o título colectivo, que voltou a fugir para o rival da Luz (17 pontos, contra os 29 do Sporting CP).

No final da prova, o destaque do atleta ‘verde e branco’ foi para o plano colectivo. “Infelizmente, não foi o que esperava. Não por mim, porque fiz o que me competia e alcancei a vitória, mas o objectivo era chegar ao título colectivo. Não foi possível, houve colegas que não conseguiram corresponder ao que era esperado. Saio com mágoa por não termos atingido o nosso objectivo, mas em termos individuais saio muito satisfeito”, sublinhou Rui Silva. “Demonstrámos alguma força ao início, corremos em bloco, mas o circuito, apesar de parecer muito plano, é muito enganador, é desgastante, porque é sempre para baixo e para cima. Alertei os meus colegas para isso, mas não estivemos à altura do que nos era exigido e do investimento que a Direcção fez em nós. Ainda estamos a tempo de remediar e tentar o Nacional de corta-mato curto e longo”, rematou.

No plano feminino, as ‘leoas’ também não conseguiram alcançar a vitória colectiva (conquistada pelo Benfica, com 16 pontos, enquanto o Sporting CP somou 21), apesar das boas prestações de Sara Moreira, que foi segunda com 33.06 – depois de ter vencido a São Silvestre do Porto, o Grande Prémio de Lisboa e de ter sido considerada a melhor atleta europeia do mês de Novembro – e de Jéssica Augusto, que concluiu a distância um segundo depois da colega de equipa (33.07).

“Não posso esconder que não saio satisfeita”, atirou Sara Moreira no final. “O objectivo passava por uma vitória individual minha – e se não fosse minha, de outra atleta do Sporting CP. Gostávamos também de ter vencido colectivamente, embora soubéssemos que era mais difícil, pela equipa que o Benfica apresenta, mais homogénea e com atletas mais experientes. O balanço não é totalmente positivo, mas a época está a começar, há muito trabalho pela frente, muitos objectivos ainda. É essa a vantagem do atletismo: temos muitas frentes e já estamos a pensar na próxima”, acrescentou ainda a atleta, que conta com três vitórias em Campeonatos Nacionais de estrada e que foi segunda classificada na edição de 2015.

“O circuito não é muito fácil, com muitas subidas e descidas. Apesar disso gostei muito de correr, ainda que não tenha estado num dia muito bom e não me ter sentido como gostava. Esperava estar capaz de dar uma réplica maior à atleta que venceu. Acredito que vamos ter um Sporting CP mais forte no decorrer da época, vamos trabalhar muito. Às vezes as derrotas também servem para nos alertar que temos de trabalhar mais e melhor e é isso que esta equipa vai fazer”, finalizou Sara Moreira.

Ainda no plano feminino, a vitória individual foi para a benfiquista Dulce Félix, que cortou a meta em 32.52 minutos. Pelo Sporting, participaram ainda Ana Mafalda Ferreira (7.ª), Leonor Carneiro (9.ª), Daniela Cunha (12.ª), Ercília Machado (13.ª), Solange Jesus (21.ª), Sandra Teixeira (22.ª) e Sandra Protásio (26.ª), num total de 78 atletas. Já no sector masculino, além do brilhante primeiro lugar de Rui Silva, representaram o Sporting CP Eduardo Mbengani (6.º), António Silva (10.º), Andralino Furtado (12.º), Ricardo Dias (14.º), Luís Pinto (15.º), João Valente (22.º), João Almeida (57.º), Hugo Almeida (58.º) e Miguel Santos (80.º). Hermano Ferreira, que recentemente venceu a São Silvestre de Lisboa, não concluiu a prova, visto que se lesionou no pé esquerdo pouco depois de largar a meta.