Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Nelson Évora sagra-se campeão da Europa de pista coberta

Por Jornal Sporting
05 Mar, 2017

Atleta português reconquista o título que venceu em 2015, carimbando o segundo pódio de atletas leoninos em Belgrado

Nelson Évora surpreendeu uma concorrência mais favorita ao título do triplo salto e retomou os grandes momentos da sua carreira. O atleta leonino superou por muito a sua melhor marca do ano e, com um salto de 17.20 metros, sagrou-se campeão da Europa de pista coberta em Belgrado (Sérvia), revalidando a conquista de 2015, prova na altura disputada em Praga (República Checa).

De naturalidade costa-marfinense e com ascendência cabo-verdiana, o campeão mundial em Osaka (Japão em 2007) e olímpico em Pequim 2008 (China) pelas quinas, dominou a prova a partir do terceiro (de seis saltos) da competição, não mais cedendo o primeiro posto.

Na primeira tentativa, Évora registou um salto nulo. À segunda, o triplista fez 16.92 metros, conseguindo provisoriamente a melhor marca da época. Posicionado em quinto no término da segunda série de saltos, o reforço verde e branco avançou para uma tentativa praticamente perfeita. Obtendo uma chamada a um centímetro do limite e fechando a queda com uma finalização óptima, Nelson Évora chegou aos 17.20 metros, melhorando a melhor marca pessoal do ano.

A liderança não mais fugiria. Mesmo com mais dois saltos nulos (quarto e sexto), e com o quinto a chegar aos 16.98, o atleta de 32 anos superou o italiano de 40 anos Fabrizio Donato, (17.13) e o promissor jovem alemão (20 anos) Max Hess, que conquistou o bronze com a marca de 17.12.

O Campeonato da Europa de pista coberta reforçou o domínio dos atletas leoninos no triplo salto, uma vez que também Patrícia Mamona se sagrou vice-campeã na tarde de sábado, feito profundamente relevante e incomum no desporto mundial. O Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa, parabenizou ambos os atletas via twitter.

Na velocidade e finalizando a prestação verde e branca na competição, Lorene Bazolo cumpriu a sua eliminatória das meias-finais em 7.51 segundos, não se apurando para a decisão dos 60 metros, ao finalizar em 24.º, o último posto das três séries de qualificação para a final dos 60 metros.