Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Dois leões no Campeonato do Mundo de corta-mato no Uganda

Por Jornal Sporting
26 Mar, 2017

Aboud finalizou a prova em 44.º e Catarina Rodrigues não concluiu a competição da categoria sub-20

O Sporting CP voltou a marcar presença no Campeonato do Mundo de corta-mato em atletismo e Rabah Aboud finalizou a prova decorrida em Kampala, no Uganda, em 44.º, com o registo de 30.48 minutos. O vencedor Geoffrey Kipsang Kamworor, do Quénia, cumpriu a distância de 10 quilómetros em 28.24 e revalidou o título de 2015. O também queniano Leonard Kiplimo Barsoton deu a prata ao seu país (28.36) e Abadi Hadis levou o bronze (28.43) para a Etiópia.

O argelino dos verdes e brancos, peça fundamental no segundo posto do Clube na Taça dos Campeões Europeus de corta-mato em Fevereiro, teve uma participação em crescendo, subindo de 80.º para 53.º da primeira para a terceira volta. Na quarta passagem pela meta já havia ganho mais duas posições, mas acabou por reservar para a parte final alguma energia, conquistando seis posições, ele que foi o único competidor pela Argélia, correndo necessariamente sem o apoio de compatriotas, como é prática das mais fortes nações da modalidade.

Na prova sub-20 feminina, de seis quilómetros, há a registar duas participações nacionais. Beatriz Rodrigues (Recreio Desportivo de Águeda) foi 87.ª, com a marca de 24.34 minutos. A leoa Catarina Guerreiro foi uma das sete atletas que não concluíram a prova. A vencedora da contenda foi a etíope Letesenbet Gidey, que assim repetiu o ouro de 2015, na China. 

Na elite feminina existiu domínio total para o Quénia, com os seis primeiros lugares, feito inédito num Campeonato do Mundo de corta-mato. Irene Cheptai foi a mais rápida a terminar os 10 quilómetros. Na competição sub-20 masculina, de oito quilómetros, Jacob Kiplimo deu a primeira medalha de ouro ao Uganda. 

A competição volta a realizar-se em 2019, na cidade de Aarhus (Dinamarca).