Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Liderança no feminino e proximidade no masculino

Por Jornal Sporting
23 Jul, 2017

Primeiro dia dos Campeonatos Nacionais de atletismo abriu portas à revalidação de títulos nas senhoras e à ambição nos homens

A primeira jornada do Campeonato Nacional de Clubes terminou com boas perspectivas para o Sporting CP, estando na discussão dos títulos tanto no masculino como no feminino.

Nas senhoras, os 84 pontos perante os 62 de Benfica e 56 de Juventude Vidigalense dão a entender de que o feminino leonino somará o sétimo título consecutivo. Lorene Bazolo venceu os 100 metros e Cátia Azevedo os 400. Vânia Silva ganhou no martelo (4kg) e Irina Rodrigues no disco. Anabela Neto triunfou no salto em altura; Lorene Bazolo, Sofia Duarte, Olímpia Barbosa e Carla Gama dominaram na estafeta 4x100 metros, sendo que Susana Godinho, nos 5.000 metros, completou o lote de vitórias, todas coroadas com oito pontos para a contabilização geral.

Além dos primeiros lugares, Solange Jesus (3.000 obstáculos), Vitória Oliveira (3.000 marcha), Shaina Mags (salto em comprimento) e Salomé Afonso contribuíram com sete pontos, graças aos segundos postos alcançados.

No masculino, o Sporting CP procura quebrar o domínio recente dos encarnados e os 73 pontos acumulados, a apenas dois do principal rival, deixam em aberto a discussão pelo título. Na velocidade, Ricardo Ribeiro venceu os 400 metros e Carlos Nascimento foi segundo nos 100 metros, sendo que a estafeta leonina dos 4x100, composta por Ancuiam Lopes, Carlos Nascimento, Francis Obikwelu e Ricardo Ribeiro, também se ficou pela 'prata'.

No lançamento do peso, Marco Fortes foi superado por Tsanko Arnaudov antes de, no comprimento, Évora ser derrotado por Marcos Chuva. Ainda assim, o reforço leonino é o grande favorito no triplo salto de domingo, até pela ausência do cubano Pedro Pablo Pichardo. 

Na resistência mais verde e branco. Paulo Rosário bateu a concorrência nos 1.500 metros; João Vieira foi o mais forte nos 5.000 metros marcha e Bruno Albuquerque foi segundo nos 5.000 metros. No lançamento do dardo, Luís Almeida finalizou em segundo, tal como Rubem Miranda no salto com vara. Nas 21 provas realizadas (10 no masculino e 11 no feminino), o Sporting CP colocou sempre um atleta no primeiro ou no segundo lugar, feito particularmente relevante numa prova de regularidade.