Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Andriy Protsenko conquista o bronze

Por Sporting CP
18 Ago, 2022

Ucraniano repete o feito alcançado nos Mundiais

Andriy Protsenko conquistou, esta quinta-feira, a medalha de bronze na final do salto em altura dos Campeonatos da Europa de atletismo que estão a decorrer em Munique, na Alemanha. 

O ucraniano, atleta do Sporting Clube de Portugal, subiu ao terceiro lugar do pódio ao ter conseguido alcançar os 2,27 metros. Andriy Protsenko atingiu a mesma fasquia que Tobias Potye, que venceu a prata, mas o alemão beneficiou de três saltos válidos – 2,18 metros, 2,23 metros e 2,27 metros –, enquanto o Leão fez apenas dois – 2,18 metros e 2,27 metros.  

O italiano Gianmarco Tamberi ganhou o ouro ao atingir os 2,30 metros, sem falhar qualquer salto até essa marca, numa prova que se tornou mais difícil devido ao piso molhado pela chuva que caiu em Munique. 

Depois do evento, Andriy Protsenko explicou que foi muito difícil competir tendo em conta o que soube pouco antes.

"Estou satisfeito por ter conquistado esta medalha, mas a minha cabeça estava noutro sítio. Não me conseguia focar na competição, estava muito emocional. Mesmo antes do início da prova, recebi uma mensagem a informar que a mãe da minha colega Kateryna Tabashnyk foi morta por um míssil em Kharkiv [cidade na Ucrânia]. Tínhamos uma excelente relação. Sinto-me muito triste e tive de lutar comigo próprio na final de hoje para, pelo menos, saltar. Não sei onde encontrei forças para lutar. A medalha, claro, é óptima e o ouro não esteve longe, mas competimos com condições difíceis devido à chuva e as minhas pernas não queriam correr e saltar como deviam", disse o Sportinguista, citado pela organização da prova.

Andriy Protsenko voltou assim a mostrar toda a sua resiliência, conquistando a mesma medalha que conquistou nos Campeonatos do Mundo, disputados no mês passado em Oregon, nos Estados Unidos da América, após um salto de 2,33 metros.

Em Fevereiro, o atleta verde e branco viu-se no meio da guerra entre a Ucrânia e a Rússia, teve de abandonar a cidade natal, na região de Kherson, refugiando-se num lugar desconhecido onde treinou com equipamentos improvisados e mais tarde acabou por sair do país com a esposa e as duas filhas menores (Sophia de cinco anos e Polina de apenas nove meses). 

Em pleno asilo, Andriy Protsenko treinou com uma barra de pesos feita com dois pneus, montou umas barreiras com materiais agrícolas para treinar a técnica e a mobilidade da parte inferior do corpo e usou os campos para correr.  

“Não havia salto em altura, mas tive a possibilidade de correr e não foi assim tão difícil encontrar coisas para criar o equipamento. O mais importante era encontrar motivação para treinar, mas, felizmente, consegui”, disse há umas semanas em declarações ao worldathletics.org.