Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sérgio Mateo - Sportmedia/FPA

Campeonatos da Europa de atletismo – Dia 5

Por Sporting CP
19 Ago, 2022

Quinto lugar para Mamona e recorde nacional nos 4x400 metros

Os Campeonatos da Europa de atletismo ao ar livre continuam a decorrer em Munique, na Alemanha, e, esta sexta-feira, contaram, mais uma vez, com atletas do Sporting Clube de Portugal em acção e com resultados assinaláveis.

À noite, Patrícia Mamona participou na competitiva final do triplo salto e terminaria no quinto lugar, graças ao seu quarto salto, fixado nos 14,41 metros – a quatro centímetros da medalha de bronze.

Foi a Leoa de 33 anos a dar início à decisão com uma marca de 14,26, enquanto a ucraniana Maryna Bekh-Romanchuk saltou como nunca e demonstrou desde logo, com um salto de 14,81m, que esta seria a sua noite – nenhum dos seus quatro saltos válidos seriam sequer superados, entre os quais um inalcançável de 15,02m.

Depois de um segundo salto pior (14,15m), a concorrência começou a subir - nesta fase a portuguesa já tinha sido ‘empurrada’ para fora do pódio virtual -, mas Mamona respondeu de imediato, completando de forma consecutiva os seus dois melhores saltos: 14,39m e 14,41m, este último a abrir os derradeiros três saltos do concurso, para os quais entrou na quarta posição. Assim, tinha o bronze a quatro centímetros – assim ficaria – e aproximou-se também dos 14,45m que tinha conseguido no apuramento para esta final e que significaram também a sua melhor marca da temporada.

Contudo, nos últimos dois saltos não foi além de 14,15m e 13,70m, caindo para o definitivo quinto lugar. Em edições anteriores, a saltadora verde e branca tinha sido medalha de ouro em 2016 e prata em 2012, além de se ter sagrado Vice-Campeã Olímpica em Tóquio 2020.

No final da prova, Patrícia Mamona analisou a sua prestação em declarações à RTP, reconhecendo que queria “um bocadinho mais”. “Já sabia de antemão que ia ser assim [competitiva] e nas finais surgem grandes marcas. Eu, finalmente, estou a sentir-me normal e até dava vontade de que começasse agora a época. Queria um bocadinho mais, sinceramente achei que havia essa possibilidade, porque fiz bons saltos e mantive-me na luta por uma medalha, mas esse salto acabou por não sair”, começou por dizer, revelando-se, ainda assim, feliz por estar a regressar bem após lesão.

“Estou feliz, mas já penso no futuro, porque estou a sentir-me bem. Agora os grandes campeonatos são só no próximo ano, mas acredito que se me mantive saudável, os bons saltos vão aparecer. É pensar positivo”, referiu, acrescentando: “O meu corpo ainda não está habituado a estes ritmos, por falta de treino, porque estive lesionada, mas sou capaz de fazer mais. Estou entusiasmada para voltar a treinar”.

Antes, durante o período da manhã, houve também uma dupla de atletas do Sporting CP em destaque em Munique. João Coelho e Mauro Pereira ajudaram a fazer História com as cores portuguesas, correndo pela equipa de 4x400 metros que, em estreia absoluta na prova, conseguiu bater o recorde nacional – a marca prevalecia há quase 27 anos.

Inseridos na primeira série da meia-final, foi João Coelho a iniciar a prova pela pista sete, seguindo-se o também Leão Mauro Pereira, protagonizando assim um arranque a verde e branco que, depois, seria completado pelos colegas Ericsson Tavares e Ricardo dos Santos.

A meta foi cortada com históricos 3’03”59 no cronómetro, cerca de dois segundos menos do que a marca obtida pela selecção presente nas Universíadas de 1995, em Fukuoka (3’05”48). No fim da prova em Munique, o décimo lugar na classificação geral não seria suficiente para reservar um lugar na final, ainda assim viveu-se um momento histórico para Portugal.

Em declarações reproduzidas pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Mauro Pereira sublinhou o feito realizado, realçando que a equipa é “jovem” e “tem muito para dar”. “Foi um salto enorme e temos muito orgulho nesta estafeta”, destacou o velocista dos Leões, seguido por João Coelho, seu colega de clube e selecção.

“Este é o sonho de qualquer pessoa, chegar aqui e ser nono na prova individual e fazer parte da estafeta histórica que bate o recorde. É um momento incrível. Estamos muito satisfeitos com o nosso trabalho”, sentenciou.

 

CAMPEONATOS DA EUROPA DE ATLETISMO MUNIQUE 2022 - DIA 5

João Coelho e Mauro Pereira (4x400 metros) - 3'03''59 (recorde nacional) 10.º (de fora da final)

Patrícia Mamona (triplo salto) - 14,41 metros/5.ª na final