Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

"Qualidade, garra e muita força de vontade"

Por Jornal Sporting
08 Jan, 2016

Reportagem com Raquel Jamanca, reforço do basquetebol 'leonino'

Com 1,78 metros, Raquel Jamanca é o mais recente reforço da equipa feminina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal. Com 21 anos, a jovem atleta conta já com uma experiência na primeira divisão portuguesa ao serviço da Associação Desportiva de Vagos e com presenças assíduas nas camadas jovens de Portugal.

Nas primeiras declarações de ‘verde e branco’, a jogadora mostrou-se muito contente por poder integrar “um bom projecto”, que lhe permite continuar a fazer o que mais gosta. “Ainda bem que estou cá, porque senão ia deixar de jogar este ano e não queria, mas estava a ser obrigada por vicissitudes da vida”, explicou.

A entrada no Instituto Politécnico de Setúbal, onde frequenta o primeiro ano da licenciatura em Terapia da Fala, obrigou a jogadora a tomar uma decisão e a abandonar o antigo clube, sediado no distrito de Aveiro, e a mudar-se para Lisboa. “Demorei algum tempo a entrar na faculdade, mas este ano consegui. Estou em Terapia da Fala, em Setúbal, e isso obrigou-me a vir para Lisboa. Candidatei-me à faculdade de Aveiro mas não consegui entrar, por isso tive mesmo de tomar esta decisão. E como a faculdade e os estudos foram sempre a prioridade, deixei a carreira um pouco de lado”, contou. Ao Jornal Sporting, Raquel Jamanca definiu-se como uma jogadora “muito peculiar, trabalhadora, dedicada e esforçada”. “Tudo o que o que consegui na minha carreira foi conquistado através de muito esforço e muito trabalho”, explicou, visivelmente orgulhosa.

Consciente do seu valor, a atleta diz que espera aprender muito nesta nova etapa. “Não posso dizer que sou uma ‘bomba’, ou que sou muito má. Sei que tenho algum valor, mas tenho muita vontade de aprender e continuar a melhorar”, referiu.

À actual equipa do Sporting promete acrescentar “qualidade, muita garra e muita força de vontade, quer em termos ofensivos, quer em termos defensivos”. “Sempre foi o maior elogio que as minhas colegas e os meus treinadores anteriores me fizeram”, disse.

Jogadora de basquetebol desde tenra idade, Raquel Jamanca explica que o gosto pela modalidade nasceu devido à irmã, que já jogava, e à sua altura. Quando era mais jovem, o grande desejo de Raquel era praticar natação ou ballet, o que nunca chegou a concretizar-se. Até que, certo dia, a irmã a convenceu a ir fazer um treino de basquetebol que acabou por correr bem e fez nascer em si um amor que a acompanha até à actualidade. “Na altura o treinador dela ficou a gostar imenso de mim. Diziam que eu era alta e que até tinha jeito para jogar, então acabei por ficar”.

Raquel Jamanca encontra-se agora ao serviço do treinador Ricardo Barata e pode ser opção já na próxima jornada, frente ao CAB Madeira.