Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto FIBA

Reacção Leonina sem prémio

Por Sporting CP
26 Jan, 2021

Derrota por 81-86 frente ao Ironi Ness Ziona BC

Em jogo da primeira jornada do grupo C da FIBA Europe Cup, a equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, esta terça-feira, perante o Ironi Ness Ziona BC por 81-86, em Włocławek, na Polónia, local da 'bolha' que acolhe os jogos deste grupo.

Com Travante Williams, João Fernandes, Diogo Ventura, James Ellisor e John Fields no cinco inicial, a primeira posse foi para os Leões, mas a disponibilidade física dos israelitas na defesa revelou-se decisiva desde o início. Ainda assim, os Leões foram impondo o seu jogo ofensivo e equilibrando o marcador. Depois de uma recuperação, Micah Downs abriu o livro com um alley-oop finalizado por John Fields. James Ellisor começou a liderar o ataque verde e branco e, depois de um triplo, assistiu numa boa jogada para novo afundanço de Fields para o 9-7 que colocava o Sporting CP na frente. 

O jogo estava muito rápido, com muitas perdas de bola sem lançamento (turnovers), e com ambos os conjuntos a revelarem dificuldades em atirar desde o exterior. Por dentro, quem não falhava era John Fields, que se mantinha como o alvo de todos os ataques Leoninos e dominava debaixo da tabela. Pouco depois, Travante fez o segundo triplo do Sporting CP colocando o 16-13 no marcador.

A partir do banco, Luís Magalhães promoveu as entradas de Cândido Sá, Cláudio Fonseca e Shakir Smith – uma rotatividade necessária para responder aos três jogos em quatro dias que terão pela frente nesta competição. No final dos dez minutos, a formação israelita subiu de rendimento e acabou o primeiro tempo na frente do resultado por 20-22.

Para o segundo período voltou o cinco inicial, exceptuando James Ellisor, substituído por Downs. Fields repôs a igualdade a partir da linha de lance livre (24-24) e, depois de mais um turnover Leonino, Patrick Miller e Tal Dunne aumentaram a vantagem israelita para 24-29, tentando romper com o equilíbrio que marcava a partida. A diferença de quase 10% de eficácia nos lançamentos de campo fazia a diferença para os israelitas.

Neste período, os Leões somaram várias perdas no ataque sem lançar e o Ironi Ness Ziona BC aproveitava para subir aos 26-33, a maior vantagem no jogo. O Sporting CP precisava de reagir e para isso repetiram a fórmula de sucesso através do jogo interior de John Fields, que voltava a afundar, chegando aos dez pontos e sete ressaltos a meio dos segundos dez minutos.

A habitual defesa agressiva dos Leões somou poucos roubos e no ataque acabou o segundo período com 15 turnovers, enquanto o Ironi Ness Ziona BC apenas sete. Apesar disso, Shakir Smith entrou e reduziu, em suspensão, para 32-37, mas Travante falhou três triplos seguidos e evitou uma aproximação no marcador. Selden afundou para os israelitas na resposta e Shakir Smith completou dois lances livres que fixariam o 36-42 no fim da primeira parte do jogo. 

Em termos estatísticos, o norte-americano John Fields era o destaque individual do lado Leonino (dez pontos e dez ressaltos) e Tal Dunne fazia a diferença para os israelitas (11 pontos e quatro assistências).

Depois de um início com dois turnovers Leoninos no primeiro minuto do segundo tempo, Shakir Smith mostrava-se a bom nível, tanto no ataque como na defesa. No entanto, o conjunto israelita aproveitava o espaço no ataque e, à boleia de Selden, atingiu o 40-52. 

Os Leões estavam em apuros, mas apareceu um triplo de João Fernandes e tudo mudou. Daí em diante, a habitual defesa agressiva começou a surtir efeito e o Sporting CP fez quatro pontos sem resposta após turnovers israelitas, reduzindo para 47-52. Ellisor, Travante e Downs deram continuidade ao bom período verde e branco, igualando o jogo a 53-53. 

Os comandados de Luís Magalhães continuavam a dar espectáculo, agora da linha de três pontos. Depois do triplo de Travante, anulado de seguida pelos israelitas, Micah Downs mostrou-se aos Sportinguistas a grande nível: com dois triplos seguidos chegou aos dez pontos no jogo e fixou o resultado em 62-58. João Fernandes faria ainda o 63-58 em cima da buzina.

No quarto e último período, a formação Leonina manteve a agressividade, personificada no enérgico Travante Williams. O norte-americano reapareceu neste período, somando acções defensivas e um triplo para o 69-64, chegando aos 20 pontos no jogo. O conjunto verde e branco exibia-se em grande e disparava para 71-64, maior liderança Leonina na partida.

Contudo, o Ironi Ness Ziona BC não desarmava e mantinha-se vivo no encontro, reduzindo para 72-70 a meio do último quarto. Depois da quinta falta – e respectiva exclusão – de Travante, a formação israelita conseguia o 73-73, contestado de imediato por Micah Downs que atirava novamente com sucesso da linha de três. No entanto, a dois minutos do fim, Jerome e Miller recolocaram a sua equipa na liderança (76-81). Ellisor e João Fernandes também somaram a quinta falta e o final do jogo complicou-se de sobremaneira para os Leões.

Pedro Catarino, recém-entrado, ainda ressuscitou as aspirações Leoninas, somando cinco pontos consecutivos para o 81-83 a 20 segundos do fim. Apesar do esforço final, o Ironi Ness Ziona levaria a melhor e fechou o jogo com 81-86. 

Com este resultado, a equipa verde e branca deu um primeiro passo em falso na FIBA Europe Cup, mas deixou boas indicações perante um dos adversários mais exigentes do grupo. No próximo jogo, agendado já para esta quinta-feira, às 17h00, o adversário é o BM Slam Stal Ostrów Wielkopolski (Polónia).

Sporting CP: Travante Williams (22), John Fields (10), Diogo Ventura, João Fernandes (9), James Ellisor [C] (10); Francisco Amiel, Shakir Smith (10), Cândido Sá, Cláudio Fonseca (2), Diogo Araújo, Pedro Catarino (5), Micah Downs (13).