Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

A Supertaça é verde e branca!

Por Sporting CP
25 Set, 2021

​Basquetebol conquista troféu pela primeira vez depois de vencer o Imortal BC

A equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal conquistou a primeira Supertaça da sua história, este sábado, ao vencer o Imortal BC por 74-64 no Pavilhão Multiusos de Sines.
 
No primeiro encontro oficial de 2021/2022, entre os actuais Campeões Nacionais e o finalista vencido da Taça de Portugal (conquistada pelos Leões), Luís Magalhães não pôde contar com o contributo de Tanner Omlid e Diogo Araújo, que ficaram de fora das opções devido a lesão. 
 
No frente-a-frente com a equipa sensação da temporada passada, a aposta no cinco inicial recaiu sobre Travante Williams, Diogo Ventura, Joshua Patton, Micah Downs e Joshua Martin, que viram a formação algarvia começar melhor, adiantando-se com um parcial inicial de 2-10. 
 
Num duelo bastante intenso e disputado, o Sporting CP conseguiu ripostar com um 10-0, mas o adversário voltou a demonstrar argumentos para discutir o troféu e passou novamente para a frente pouco depois, terminando o primeiro quarto do encontro na liderança por 16-20.     
 
O segundo quarto arrancou com poucos pontos para ambas as partes (aos quatro minutos tinham sido marcados apenas seis), até que as equipas começaram a acertar. O Sporting CP através dos lances livres, e mais tarde também da linha de três pontos, enquanto o Imortal BC fez do tiro exterior a sua arma. À entrada para o intervalo, a diferença era mínima: 36-37. 
 

No regresso dos balneários, os Leões entraram bem mais autoritários, tanto a lançar como a defender, enquanto a formação de Albufeira demonstrou dificuldades em fazer o seu jogo. Ao fim de cinco minutos, o conjunto de Alvalade já vencia por uma margem de nove pontos (50-41). Até ao final, o Imortal BC ainda conseguiu recuperar terreno e fixou o resultado em 55-51.
 
O último quarto começou com as duas equipas de mão quente nos triplos, mas a aposta focou-se depois no jogo interior. Mais competente a penetrar a defensiva contrária, perante um adversário já desgastado, o Sporting CP foi dilatando a vantagem com relativa naturalidade. 
 
Mesmo depois de atingir o limite das cinco faltas colectivas, ainda com quatro minutos para jogar, a turma de Luís Magalhães nunca comprometeu. Bastante assertivos a defender, muitas vezes debaixo do cesto, os Leões limitaram o ataque adversário à conversão de lances livres e contaram com um Mike Fofana muito inspirado, a atirar de todo o lado e a assinar 13 pontos.
 
Nota ainda para os desempenhos de Micah Downs (18 pontos), Joshua Patton (17) – foi considerado o MVP da final - e Travante Williams (13), que foram os melhores marcadores dos Leões e assumiram-se como decisivos na conquista da primeira Supertaça da história Leonina.
 
Sporting CP: Travante Williams (13), Diogo Ventura (6), Micah Downs (17), Joshua Martin (2) e Joshua Patton (17); António Monteiro (2), Daniel Machado, Daniel Relvão, Diogo Araújo, João Fernandes [C] (2), Miguel Maria Cardoso (2), Mike Fofana (13), Tanner Omlid, Joshua Martin, Joshua Patton e Afonso Guedes.