Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leões só sabem vencer em 2022

Por Sporting CP
16 Jan, 2022

Triunfo suado em casa do Illiabum Clube (75-85)

A equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, neste domingo, o Illiabum Clube por 75-85 no jogo da 17.ª jornada da fase regular da Liga.

Esta partida, extremamente disputada, só ficaria resolvida no último quarto e Micah Downs foi decisivo com 21 pontos e três assistências. Com o triunfo conquistado em Ílhavo, a formação Leonina soma por vitórias os seus quatro jogos disputados em 2022.

Para enfrentar o 12.º e último classificado, Luís Magalhães lançou Travante Williams, Diogo Ventura, João Fernandes, Joshua Patton e Micah Downs no cinco inicial e os Leões fizeram-se desde logo com o domínio da partida. A abrir a contagem, depois de ter ganho a bola de saída, Patton afundou e seguiu-se o acerto de João Fernandes, apontando o 0-7 com um triplo.

Enquanto o Illiabum Club sentia muitas dificuldades em encestar, a turma de Alvalade manteve alta a sua eficácia, sobretudo, desde a linha de três pontos (55% no primeiro quarto), com Downs (2-18) e João Fernandes (4-21) a construírem uma vantagem significativa nos instantes iniciais. Acabados os primeiros dez minutos, o Sporting CP liderava por 12-28, em Ílhavo.

Contudo, à entrada para o segundo período, o Illiabum Clube conseguiu baralhar as contas da partida através de um parcial de 11-0 (23-28). Seria, depois, Daniel Relvão a encerrar a 'seca' Leonina, seguindo-se várias mexidas na equipa verde e branca que surtiram o efeito desejado: à boleia de Travante, João Fernandes e Downs, o Sporting CP chegou ao 29-38 e, a seguir, aumentou para 33-46.

37-49 foi o resultado ao intervalo e João Fernandes era o principal destaque Leonino (14 pontos e dois ressaltos).

Após um reatamento errático de parte a parte, o Illiabum Clube voltou a reaproximar-se no resultado (44-49), mas o conjunto de Luís Magalhães não cedia na liderança, apesar das muitas dificuldades impostas pelos locais (51-56). Nessa mesma toada, tudo seguiria em aberto para os derradeiros últimos minutos com 55-61 no marcador - para trás tinha ficado o período mais pobre dos Leões no ataque (apenas 12 pontos marcados), enquanto a formação de Ílhavo se apresentava em franca recuperação, tendo ameaçado algumas vezes a reviravolta.

Apesar dos altos e baixos Leoninos no encontro, o Sporting CP não quebrou e garantiria a vitória sem nunca perder a liderança do marcador. Depois de mais um triplo de Downs (57-66), a turma de Alvalade foi obrigada a lutar e Patton – oito ressaltos - mostrou-se crucial no jogo das tabelas (67-75). O jogo seguiu extremamente equilibrado (75-77), mas sorriria aos Leões, com o poste norte-americano a fixar o 75-85 final.

Com este novo triunfo, o Sporting CP segue líder isolado na fase regular, agora com 30 pontos. Os Leões não param e na quarta-feira (21h00) deslocam-se à Luz para realizar o dérbi europeu adiado, a contar para o grupo K da segunda ronda da FIBA Europe Cup.

Sporting CP: Travante Williams (13), Miguel Maria Cardoso (2), Shakir Smith (2), Diogo Ventura [C] (2), António Monteiro (3), Tanner Omlid (8), João Fernandes (18), Daniel Relvão (4), Diogo Araújo, Joshua Patton (12), Micah Downs (21) e Daniel Machado.