Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

A Taça Hugo dos Santos é nossa!

Por Sporting CP
23 Jan, 2022

​Sporting CP vence SL Benfica e conquista troféu pela primeira vez

A equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal conquistou este domingo a Taça Hugo dos Santos, competição que junta os quatro primeiros classificados da Liga no fim da primeira volta da fase regular, ao vencer o eterno rival SL Benfica na final por 66-64.
 
Após terem eliminado o FC Porto e UD Oliveirense nas meias-finais, respectivamente, Leões e águias voltaram a estar frente-a-frente pela terceira vez esta época, desta feita no Pavilhão Multiusos de Sines, sendo que até aqui o saldo era de duas vitórias para o Sporting CP. 
 
Com o base e capitão Diogo Ventura de regresso, a turma de Luís Magalhães entrou em campo sob os aplausos dos muitos adeptos Leoninos nas bancadas, que assistiram a um início de partida bastante intenso. Apesar dos triplos terem sido a principal arma de ambas as equipas, os encarnados revelaram-se mais eficazes neste capítulo e colocaram-se na frente por 17-27.
 
O segundo quarto arrancou com menos pontos para as duas formações, mas trouxe um Sporting CP mais agressivo defensivamente. Apesar de algumas desconcentrações no ataque e turnovers forçados pelo adversário, que deixaram os Leões a uma distância de 14 pontos, seguiu-se uma recuperação na recta final que permitiu ao conjunto de Alvalade reduzir a margem para cinco pontos (33-38), o que deixava tudo em aberto para a segunda parte.
 

No reatamento, o SL Benfica voltou a arrancar melhor e aumentou a vantagem para onze pontos (33-44), só que o Sporting CP respondeu mais uma vez à altura e passou a dominar na luta pelas tabelas. Com Micah Downs a liderar as intenções Leoninas, o empate chegou com um 44-44, a um minuto do fim, e evoluiu depois para uma desvantagem muito curta de 50-52.
 
Nos dez minutos finais, as duas equipas andaram sempre coladas no placard. O Sporting CP conseguiu passar pela primeira vez para a dianteira com um 58-57 e, a partir daí, seguiram-se momentos de muita emoção, com os lances a serem disputados até à última gota de suor. O SL Benfica ainda recuperou para 59-64 a cerca de um minuto do término, mas a alma do Leão permitiu-lhe encenar uma brilhante reviravolta com um parcial de 7-0 e fazer a festa (66-64). 
 
Nota de destaque para Travante Williams, que foi o melhor marcador da partida com 19 pontos, além de ter registado ainda sete ressaltos, duas assistências e um roubo de bola.  
 
Depois da Supertaça, este é o segundo troféu conquistado pelos Leões na presente época. 
 
Sporting CP: Travante Williams (19), Shakir Smith (7), João Fernandes (11), Joshua Patton (2) e Micah Downs (13); Miguel Maria Cardoso, Diogo Ventura [C] (2), António Monteiro, Tanner Omlid (4), Daniel Relvão (5), Diogo Araújo (3) e Daniel Machado.