Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Regresso às vitórias garantido no último suspiro

Por Sporting CP
23 Abr, 2022

Fofana respondeu - e resolveu - com um triplo à perigosa reacção da UD Oliveirense (69-67)

A equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, este sábado à noite, a UD Oliveirense por 69-67 na partida da quinta jornada do grupo A da segunda fase da Liga.

Depois de terem dominado praticamente todo o encontro, os Leões asseguraram o regresso às vitórias no último suspiro, depois de uma inesperada recuperação visitante ter baralhado todas as contas a poucos segundos do fim. Com o Sporting CP em desvantagem apenas por um ponto, Fofana vestiu a capa de herói e lançou o triplo vencedor. Com 15 pontos, Miguel Maria Cardoso foi o melhor marcador da partida.

De início, Luís Magalhães lançou um quinteto composto por Joshua Patton, Mike Fofana, Tanner Omlid, João Fernandes e Diogo Ventura e os Leões abriram a partida da melhor forma (5-0). Tão rapidamente como a formação nortenha reequilibrou o jogo (5-5), a turma de Alvalade disparou no marcador embalada, no ataque, por triplos de Omlid e do recém-entrado Diogo Araújo (15-6) e por uma postura agressiva e sólida na defesa (15-6). Só uns últimos minutos de maior acerto da UD Oliveirense reduziriam a diferença para quatro pontos no final do primeiro período (17-13).

No reatamento do encontro, com a rotação total nas peças Leoninas, o conjunto de Oliveira de Azeméis ainda chegou ao 20-20 e desperdiçou um lance livre logo a seguir. Na mesma situação, Justin Tuoyo não tremeu e juntamente com cestos consecutivos de António Monteiro e Miguel Maria Cardoso a vantagem aumentou para dez pontos (30-20). Nas bancadas – bem compostas – do Pavilhão João Rocha, o apoio era ininterrupto.

A UD Oliveirense foi apostando no seu forte jogo exterior com mais sucesso, porém também os Leões responderam à altura e na mesma moeda. 'Choviam' triplos de um lado e do outro e o jogo não fugia do alcance Leonino. E seria também um lançamento de três pontos, em cima da buzina, de Mike Fofana a fechar as contas ao intervalo (42-30). Em termos de pontos, Daniel Machado, Fofana e Miguel Maria – todos com seis – eram as principais armas ofensivas do Sporting CP, enquanto Patton (oito) e Omlid (sete) destacavam-se nos ressaltos.

O cinco inicial voltou para começar também o terceiro período e manteve o domínio Leonino, assente sobretudo na eficácia desde a linha de três pontos (50-37). A seguir, Patton afundou com autoridade e levantou as bancadas, que nunca deixaram de cantar e apoiar a equipa de Luís Magalhães. Sem desarmar na frente do marcador desde o início do jogo, a turma de Alvalade seguiu para os derradeiros dez minutos a vencer por 57-46.

A UD Oliveirense – pressionava a todo o campo - lutava para se manter à tona e relançar a partida, mas o Sporting CP, confortável na partida, limitou-se a manter as distâncias no marcador (65-54). Ágil nos movimentos e com eficácia, Miguel Maria Cardoso destacava-se nesta fase e acabando como o máximo pontuador Leonino. No entanto, quando o jogo parecia controlado, a recuperação dos visitantes - aproveitando alguns erros do Sporting CP - recolocou o empate no resultado, deixando tudo em aberto para os últimos 35 segundos.

De lance livre, Ventura devolveu a liderança aos Leões, mas uma transição da UD Oliveirense virou o jogo e o resultado de pernas para o ar com menos de nove segundos no relógio. Tudo se decidiria na última posse e Fofana encheu-se de inspiração para selar o triunfo com um triplo que levantou as bancadas, antes dos festejos, finalmente, a verde e branco.

Assim, o Sporting CP atinge os 47 pontos e na próxima jornada visita o FC Porto para encerrar esta segunda fase.

Sporting CP: Miguel Maria Cardoso (15), Shakir Smith, Justin Tuoyo (3), Mike Fofana (11), Diogo Ventura [C] (6), António Monteiro (5), Tanner Omlid (8), João Fernandes (5), Daniel Relvão, Diogo Araújo (3), Joshua Patton (7) e Daniel Machado (6).