Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Desaire no primeiro jogo da meia-final

Por Sporting CP
22 maio, 2022

Bom início insuficiente no Dragão Arena (87-68)

A equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal visitou, este domingo, o FC Porto e perdeu por 87-68 na partida inaugural da meia-final dos play-offs do Campeonato Nacional – disputados à melhor de cinco jogos.

Depois de a turma de Alvalade se ter superiorizado nos dois primeiros períodos, os dragões levariam a melhor nos seguintes, disparando no marcador para arrecadar o triunfo.

Para iniciar a série frente ao FC Porto, adversário na final do ano passado, o treinador Luís Magalhães lançou Travante Williams, Justin Tuoyo, Mike Fofana, Diogo Ventura e João Fernandes de início do lado verde e branco – ainda sem poder contar com Tanner Omlid e Micah Downs. Dentro do equilíbrio expectável, foi a turma de Alvalade a assumir o primeiro ascendente na partida, graças principalmente aos triplos de Ventura e de Travante - dois cada um (7-14).

Os dragões também começaram a apostar com sucesso nos lançamentos longos, mas dois triplos seguidos do poste Tuoyo continuaram a marcar as diferenças no marcador (15-22). A entrada de Shakir Smith, com seis pontos em menos de três minutos, confirmaria um período muito eficaz dos Leões, fechado em 22-28 (43%-64% em percentagens de lançamento).

No entanto, o jogo mudou de figura nos primeiros três minutos do segundo quarto, com vários turnovers Leoninos (3-11 ao intervalo) e um parcial de 8-0 favorável ao FC Porto (30-28). Mais forte nos ressaltos ofensivos e eficaz no jogo interior, a formação da casa manteve-se por cima nesta fase, mas com o Sporting CP sempre por perto. Apesar das maiores dificuldades ofensivas (apenas 11 pontos marcados no quarto), um triplo de Diogo Araújo deixou os Leões na frente à saída para o descanso (38-39).

Omnipresente dentro das quatro linhas, Travante Williams era o principal destaque individual na turma de Alvalade, somando 11 pontos, três ressaltos e quatro assistências.

Tal como no último período, o FC Porto voltou a entrar com autoridade, desta feita no terceiro quarto, rubricando um rápido parcial de 13-0 para se distanciar no resultado (51-39). Seria um afundanço explosivo de João Fernandes a colocar um ponto final na 'seca' verde e branca, servindo também como rampa de lançamento para uma reacção imediata, reduzindo a diferença para quatro pontos: suportados numa defesa agressiva, da qual Travante era a personificação, e Smith e António Monteiro (triplo) desenharam um parcial de resposta de 0-8 (51-47).

Luís Magalhães foi procurando soluções a partir do banco de suplentes, contudo, foi o conjunto azul e branco a fechar melhor o terceiro quarto, vencendo por 65-53. Estava complicada a tarefa Leonina e teria os derradeiros dez minutos para mudar o rumo dos acontecimentos, embora sem sucesso.

Diogo Araújo e Miguel Maria Cardoso ainda tentaram remar contra a maré, mas o relógio corria a favor dos dragões, que não mais cederam na liderança e defenderam de forma organizada, disparando no marcador até ao resultado final.

Dragões e Leões voltam a estar frente-a-frente na terça-feira (19h00), novamente no Dragão Arena.

Sporting CP: Travante Williams (12), Miguel Maria Cardoso (8), Shakir Smith (11), Justin Tuoyo (7), Mike Fofana, Diogo Ventura [C] (6), António Monteiro (3), João Fernandes (6), Daniel Relvão (1), Diogo Araújo (11), Joshua Patton e Daniel Machado.