Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Basquetebol abriu Liga com demonstração de força

Por Sporting CP
05 Out, 2022

Sporting CP superou UD Oliveirense no Pavilhão João Rocha (99-74)

Garantido, no Kosovo, o apuramento para a FIBA Europe Cup, a equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal regressou a casa para se estrear na Liga da melhor maneira: triunfo claro por 99-74 diante da UD Oliveirense na terceira jornada da prova – as anteriores foram adiadas devido à fase de qualificação europeia.

Na frente do marcador desde os primeiros instantes, os Leões dominaram e controlaram de forma constante a sempre exigente equipa de Oliveira de Azeméis, dilatando de forma autoritária a vantagem até atingir um resultado expressivo e que espelhou a superioridade verde e branca. Com 24 pontos, quatro ressaltos e cinco assistências, Travante Williams foi o MVP da partida.

Para enfrentar o conjunto de Oliveira de Azeméis, que vinha de duas vitórias em dois jogos neste arranque de campeonato, Pedro Nuno Monteiro, treinador verde e branco, apostou em Travante Williams, Marko Loncovic, Diogo Ventura, Isaiah Armwood e Ivica Radić de início. E rapidamente os Leões assumiram o primeiro ascendente, impondo a sua agressividade defensiva e muito acerto no ataque (11-6).

Travante abriu as hostilidades com um triplo e as penetrações bem-sucedidas de DJ Fenner e Diogo Ventura materializaram os turnovers adversários – cinco no primeiro período – para manter as distâncias (17-10), que seria prontamente dilatada. Terminados os primeiros dez minutos, dominava a turma de Alvalade e 23-15 era o resultado. Brilhava Diogo Ventura com influência total no jogo verde e branco: cinco pontos, três ressaltos e duas assistências.

A qualidade no jogo interior do Sporting CP continuou a causar estragos na UD Oliveirense – 20-11 em ressaltos ao intervalo – e um triplo de DJ Fenner deu o tónico ideal a abrir o segundo quarto, contrastando com o desperdício ofensivo do lado visitante (29-17).

Quando a formação de Oliveira de Azeméis parecia ter encontrado uma resposta, Travante, DJ Fenner e António Monteiro atiraram com precisão desde a linha de três e travaram a reacção adversária (39-28). Mais tarde, António Monteiro também converteu um triplo e os Leões saíram a vencer para o descanso por 50-35.

A grande diferença de acerto nos triplos convertidos (6-1) ajudava a explicar a robusta vantagem verde e branca ao intervalo. Do lado Leonino, DJ Fenner, com 13 pontos marcados, destacava-se individualmente. Ainda durante o intervalo, a equipa feminina de rugby esteve na quadra do Pavilhão João Rocha, com a Supertaça conquistada no dia de hoje, para ser homenageada e muito aplaudida pelas bancadas.

Ora, triplos não faltaram logo a abrir o terceiro período, um para cada lado. Seguiu-se uma fase mais acidentada da partida até que Travante, com mais dois triplos, levantou as bancadas e aumentou para 20 os pontos de vantagem (62-42). Sem baixar o ritmo, a turma de Alvalade superiorizava-se em toda a linha à UD Oliveirense e foi para os últimos dez minutos a vencer já por 71-47. Era forte também o apoio Sportinguista vindo das bancadas.

Apesar da margem confortável, o Sporting CP não baixou a guarda, quer defensiva como ofensivamente e continuou a dar espectáculo: Ricardo Monteiro converteu um triplo, Ventura chegou ao duplo-duplo (11 pontos e 11 assistências) e Travante continuou eficaz, sobretudo nos lançamentos exteriores (89-66).

Já com o jovem João Troni também em campo, os Leões geriram de forma segura o resultado e o jogo, fechando-o num indiscutível 99-74.

Sporting CP: Travante Williams (24), Ricardo Monteiro (7), Marko Lonkovic (2), Diogo Ventura [C] (11), António Monteiro (12), João Fernandes (4), DJ Fenner (18), João Troni, Diogo Araújo, Isaiah Armwood (9), Ivica Radić (12) e Marcus LoVett Jr.