Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Clássico decidido nos detalhes

Por Sporting CP
19 Nov, 2022

Esforço inglório nos últimos instantes no Dragão Arena (91-89)

A equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal visitou, este sábado, o FC Porto e caiu por 91-89 na nona jornada da fase regular da Liga. 

Depois de um arranque com sete triunfos seguidos no campeonato, os Leões de Pedro Nuno Monteiro perderam pela primeira vez na prova num clássico muito equilibrado que se decidiu pela diferença de acerto no último quarto – e tudo podia ter mudado no último lance. Até lá, foram grandes as doses de esforço e de qualidade do colectivo verde e branco, conseguindo esbater as limitações na rotação causadas pelas ausências de Travante Williams, Diogo Araújo e Tanner Omlid. Com 29 pontos, três ressaltos e quatro assistências, Marcus LoVett Jr foi o jogador verde e branco em destaque.

Com Marko Loncovic, Diogo Ventura, João Fernandes, Isaiah Armwood e Marcus LoVett Jr no cinco inicial, o Sporting CP assumiu o primeiro ascendente, acumulando diferenças sempre superiores a seis pontos, conseguidas a partir de lançamentos exteriores (16-22).

A seguir, DJ Fenner confirmou a ‘mão quente’ dos Leões e acertou o quinto triplo da equipa – em outras tantas tentativas – e a turma de Alvalade saiu na frente a vencer por quatro pontos no final dos primeiros dez minutos (25-29).

Já no segundo período, apesar do parcial inicial de 0-4 (25-33) favorável ao Sporting CP, o conjunto azul e branco respondeu através do jogo interior e chegou ao 34-34 quando faltavam menos de seis minutos para o intervalo.

Nesta fase, onde se sucederam os lances livres e as lideranças alternadas, os dois emblemas seguiram a par e passo no marcador até que um triplo de Diogo Ventura desenhou o 45-47 que fechou a primeira parte - DJ Fenner e Armwood, ambos com 11 pontos, e Ventura, com quatro ressaltos e cinco assistências, eram as individualidades Leoninas em destaque no clássico.

O terceiro período começou a todo o gás e os cestos – e triplos - não pararam de cair, de parte a parte, sendo o equilíbrio a marcar o reatamento (58-60). A dois minutos da buzina, dois triplos consecutivos do FC Porto voltariam a virar o resultado para 64-63.  Ainda assim, na recta final DJ Fenner e LoVett Jr garantiram que o Sporting CP fosse a ganhar para os derradeiros dez minutos (66-70), onde o clássico se decidiria.

Era grande o esforço dos Leões de Pedro Nuno Monteiro, conseguindo esbater as limitações na rotação causadas pelas ausências, mas uma fase mais errática no ataque abriu espaço para a resposta portista, que aproveitou para chegar a uma vantagem de nove pontos (84-75).

No entanto, nada estava decidido ainda. A turma de Alvalade não virou a cara à luta e à boleia de um inspirado LoVett Jr relançou a partida ainda dentro do último minuto (88-87), mas de forma insuficiente. Com dois pontos a separar as duas equipas a nove segundos do fim e a posse de bola do lado Leonino, tudo podia acontecer, mas os lançamentos consecutivos de LoVett Jr e DJ Fenner bateram no aro e saíram, confirmando o 91-89 final.

Já na próxima quarta-feira (19h30), no Pavilhão João Rocha, os Leões de Pedro Nuno Monteiro regressam a casa para enfrentar os húngaros do BC Körmend e continuar a lutar pelo apuramento para a próxima fase da FIBA Europe Cup.

Sporting CP: Ricardo Monteiro (2), Gil Jardim, Marko Loncovic (3), Diogo Ventura [C] (11), António Monteiro (2), João Fernandes (6), DJ Fenner (19), João Troni, Isaiah Armwood (17) e Marcus LoVett Jr (29).