Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sérgio Martins

Leões continuam na luta pelo apuramento europeu

Por Sporting CP
23 Nov, 2022

Reviravolta decisiva sobre os húngaros do BC Körmend (89-84)

Só a vitória interessava aos Leões para deixar as decisões em aberto para a última jornada, e apesar da dificuldade assim foi. A equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, esta quarta-feira, os húngaros do BC Körmend por 89-84 na quinta jornada do grupo G da FIBA Europe Cup, deixando-os já fora das contas para a próxima fase.

Quando mais se precisava, os Leões deram uma demonstração de força no último quarto (parcial de 31-16) para não só desfazer a desvantagem de dez pontos como ainda para virar o resultado. Com 21 pontos, quatro ressaltos e três assistências, DJ Fenner revelou-se decisivo, sobretudo nesse período final.

Depois de ter realizado as três deslocações europeias de forma consecutiva, os Leões de Pedro Nuno Monteiro voltaram a jogar em casa para a FIBA Europe Cup, o que não acontecia há mais de um mês, desde o 12 de Outubro. E o Pavilhão João Rocha também jogou o seu papel neste encontro.

Para enfrentar um BC Körmend que chegava só com derrotas na fase de grupos, o treinador Leonino apostou em João Fernandes, Diogo Ventura, DJ Fenner, Marcus LoVett Jr e Isaiah Armwood no cinco inicial. E o início da turma de Alvalade foi autoritário, juntando à agressividade defensiva muita capacidade para encontrar espaços por dentro (6-0), contudo rapidamente o emblema magiar recuperou, respondendo na mesma moeda (6-6).

Apesar do equilíbrio, o Sporting CP manteve-se na liderança do marcador até ao último dos primeiros dez minutos, quando um triplo de Peter Doktor inverteu os papéis à última hora. 15-17 era o resultado, graças sobretudo ao acerto de 50% (3/6) do BC Körmend nos lançamentos exteriores.

No entanto, logo a abrir o segundo período os Leões conseguiram recuperar a vantagem, chegando ao 21-19 com um excelente trabalho de João Fernandes sob a tabela. Ao longo dos minutos, a liderança foi mudando de mãos, primeiro para a formação verde e branca (26-21) e, depois, para o conjunto húngaro, que continuaria a responder à altura (28-34).

Com um triplo cada um, Fenner e Travante ainda reestabeleceram o empate no Pavilhão João Rocha (34-34), mas na última posse de bola antes do intervalo o Sporting CP não conseguiu atirar ao cesto e o 36-38 manteve-se inalterado. Era muito o equilíbrio (parcial de 21-21) e Travante ia liderando os Leões com 12 pontos e três ressaltos.

Por sua vez, no reatamento, o BC Körmend conseguiu superiorizar-se fruto da sua eficácia – marcou 30 pontos neste quarto - e ‘cavou’ um fosso de 14 pontos no marcador (42-56), obrigando a turma de Alvalade a reagir a meio do terceiro período para manter viva a esperança do apuramento – os dois emblemas discutiam esse direito a sonhar.

As bancadas faziam-se ouvir, tentando empurrar a equipa Leonina e esta, com Diogo Ventura ao leme, respondeu e chegou ao 58-66 com um triplo de António Monteiro. No entanto, seria de dez pontos a desvantagem verde e branca à entrada para os derradeiros dez minutos (58-68).

A missão não era fácil, mas o conjunto de Pedro Nuno Monteiro emergiu desde início no ataque e juntou-se atrás, conseguindo reduzir a diferença para apenas um ponto em quatro minutos e meio (73-74). Já com o Pavilhão João Rocha cada vez mais ruidoso, DJ Fenner, desde a linha de lance livre, devolveu finalmente a liderança no resultado ao Sporting CP, prontamente aumentada por LoVett Jr (79-75) – ambos muito influentes nesta fase determinante.

Foi muita a alma Leonina para operar uma cambalhota decisiva, contudo muito houve ainda que lutar para garantir o triunfo (83-81). Foi já dentro do último minuto que Fenner, novamente nos lances livres, trouxe a tranquilidade à casa das modalidades, fechando o tão importante 89-84 final.

Ora, no que toca ao apuramento para a segunda ronda, há dois cenários favoráveis aos Leões, sendo que em qualquer um deles estão obrigados a vencer o seu jogo diante do Kauhajoki Karhu Basket no Pavilhão João Rocha: caso na outra partida o Anwil Włocławek perca, um triunfo verde e branco garante desde logo a passagem; por outro lado, se os polacos vencerem, o Sporting CP terá de bater o Karhu Basket, recuperando ao mesmo tempo da diferença de 19 pontos (104-85) que ditou o desaire Leonino na Finlândia.

A todo o gás, os Leões voltam a jogar esta semana e em dose dupla no Pavilhão João Rocha: CAB Madeira na sexta-feira (15h00) e SL Benfica no domingo (15h00), ambos a contar para a Liga.

Sporting CP: Travante Williams (12), Ricardo Monteiro (6), Marko Loncovic (6), Diogo Ventura (9) [C], António Monteiro (6), João Fernandes (8), DJ Fenner (21), João Troni, Isaiah Armwood (7), Marcus LoVett Jr (14).