Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Clássico decidido nos últimos segundos

Por Sporting CP
19 Mar, 2023

​Leões cedem frente ao FC Porto mas mantêm liderança partilhada (72-71)

A equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal foi ao Dragão Arena perder com o FC Porto por 72-71, este domingo, na terceira jornada da segunda fase da Liga. Apesar deste resultado, os Leões mantêm a liderança da tabela, agora a par dos dragões e do SL Benfica.  

Frente-a-frente pela quarta vez esta temporada (dois triunfos e uma derrota para os verdes e brancos), as duas equipas chegaram a este desafio em momentos de forma diferentes. Se por um lado o Sporting CP atravessava o melhor período de 2022/2023 em termos de resultados, com onze vitórias consecutivas, já os dragões somavam oito desaires nas últimas dez partidas.

A turma orientada pelo técnico Pedro Nuno Monteiro entrou melhor e, graças a uma defesa muito agressiva que condicionou o ataque rival, chegou a estar em vantagem por 7-16. No entanto, depois a eficácia de lançamento baixou e os azuis e brancos aproveitaram para reduzir a diferença com dois triplos, pelo que o primeiro quarto terminou com um 13-18 no marcador.

No segundo período, a formação de Alvalade voltou a arrancar por cima e continuou a forçar turnovers do adversário, que demonstrava dificuldades em encontrar espaços para atirar ao cesto, sendo obrigada a apostar no tiro exterior. Os Leões ainda conseguiram dilatar a margem para dez pontos (22-32), só que nos minutos antes do intervalo o FC Porto aproximou-se: 34-36.

No reatamento, os papéis inverteram-se. A turma da casa fez um parcial de 9-0 e alcançou pela primeira vez a dianteira do placard (43-36), o que levou Pedro Nuno Monteiro a pedir timeout. Mesmo só tendo conseguido pontuar já com quase quatro minutos, e após ter estado a perder por dez (48-38), o Sporting CP reagiu e chegou ao último quarto com tudo em aberto: 57-51.

A diferença de seis pontos entre as duas equipas deixava antever uns últimos dez minutos de grande intensidade, e foi isso mesmo que se viu. Apesar de ter conseguido nova vantagem de dez (63-53), o FC Porto viu depois o Sporting CP aproximar-se e empatar a apenas um minuto do fim (71-71), só que dois erros em ataques consecutivos ditaram mesmo a derrota por 72-71.

Nota para a exibição assinada por Marcus Lovett Jr, que foi o melhor marcador verde e branco com 22 pontos, seguido de Joshua Patton (12), Travante Williams (9) e Isaiah Armwood (9).

Os Leões voltam a jogar já esta quarta-feira, dia 22 de Março, em casa da UD Oliveirense.

Sporting CP: Travante Williams (9), João Fernandes, André Cruz (6), Isaiah Armwood (9) e Marcus Lovett Jr (22); Eddy Polanco (1), Ricardo Monteiro (2), Marko Loncovic (3), Diogo Ventura [C] (7), António Monteiro, Diogo Araújo e Joshua Patton (12).