Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Resposta à altura para voltar a vencer

Por Sporting CP
22 Mar, 2023

Exibição e triunfo sólidos frente à UD Oliveirense (94-70)

A equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, esta quarta-feira, a UD Oliveirense por 94-70 no jogo da quarta jornada do grupo A da segunda fase da Liga.

A turma de Alvalade venceu e convenceu, subjugando desde cedo um rival sempre a ter em conta, mas que depois do primeiro período nunca mais conseguiu reagir para discutir o triunfo. Com 17 pontos, Eddy Polanco destacou-se como Leão mais concretizador. Desta forma, o Sporting CP somou a sétima vitória consecutiva no Pavilhão João Rocha.

Para enfrentar o quarto classificado, que chegava com cinco pontos de desvantagem, Pedro Nuno Monteiro, treinador dos Leões, apostou em Travante Williams, António Monteiro, Joshua Patton, Isaiah Armwood e Marcus LoVett Jr de início.

O início foi muito renhido, graças à réplica visitante sobretudo no jogo interior, com Julien Ducree a apontar sete dos primeiros 11 pontos da UD Oliveirense. Já do lado Leonino, foi a entrada do reforço Eddy Polanco a ‘agitar as águas’, lançando o conjunto verde e branco para uma vantagem que chegaria aos sete pontos de diferença, graças a um cesto de António Monteiro (18-11).

Depois, apesar do esforço da formação de Oliveira de Azeméis (18-15), a resposta do Sporting CP foi mais forte e saiu a vencer por 23-16. E foi com tudo que a turma de Alvalade entrou também no segundo período: Diogo Araújo assinou um triplo e, logo a seguir, João Fernandes afundou para o 28-16.

Depois, de um lado e do outro, os cestos sucederam-se, mas nada abalou a liderança dos Leões, que saíram melhor parados desta fase frenética, graças sobretudo à eficácia de Travante – dois triplos – e LoVett Jr (45-31). De forma autoritária, ao intervalo a vantagem verde e branca fixou-se nos 17 pontos (54-37).

Uma diferença justificada pela diferença de acerto dos dois emblemas nos lançamentos (64%-48%), principalmente nos de três pontos (46%-27%). Com oito pontos, seis ressaltos e duas assistências, Travante Williams foi o jogador Leonino em maior destaque no primeiro tempo.

O domínio verde e branco não cessou e já nada mudaria o rumo dos acontecimentos. Primeiro, os triplos de António Monteiro e LoVett Jr embalaram novamente os Leões e, mais tarde, foi André Cruz a colocar um ponto final numa fase mais errática de parte a parte (64-40) – a UD Oliveirense acumulou mais de cinco minutos sem encestar. Assim, de forma controladora, o Sporting CP seguiu tranquilamente na frente para os derradeiros dez minutos (68-48).

Numa partida já com pouca história por contar, já depois de Ricardo Monteiro ter saído aparentemente lesionado, a equipa Leonina não cedeu e geriu com segurança, quer o jogo, quer o marcador, protegendo a margem de 20 pontos até ao fim. 94-70 foram os números finais de uma vitória incontestável do basquetebol verde e branco.

Com este desfecho, os Leões de Pedro Nuno Monteiro seguem na liderança do grupo A desta segunda fase com os mesmos 47 pontos que somam também SL Benfica e FC Porto. Na próxima jornada, já este sábado, o Sporting CP desloca-se ao recinto da AD Ovarense.

Sporting CP: Travante Williams (11), Eddy Polanco (17), Ricardo Monteiro (7), Marko Loncovic, Diogo Ventura [C] (6), António Monteiro (5), João Fernandes (2), Diogo Araújo (6), André Cruz (10), Joshua Patton (2), Isaiah Armwood (14) e Marcus LoVett Jr (14).