Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Derrota no último segundo em dérbi dramático

Por Sporting CP
04 Jun, 2023

Reviravolta sofrida no primeiro jogo da final na Luz (85-84)

A equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, este domingo, em casa do SL Benfica por 85-84 no primeiro jogo da final dos play-offs da Liga.

Os Leões de Pedro Nuno Monteiro até saíram para o intervalo em vantagem, por um ponto (47-48) e já dentro do último período conseguiram uma fantástica recuperação de uma desvantagem de oito pontos, com Eddy Polanco a marcar o 83-84 já perto do fim. No entanto, depois dessa magnífica reacção Leonina, no final dos 40 minutos a vitória sorriu às ‘águias’, com Aaron Broussard a converter um cesto, a menos de um segundo para o final. Um final inglório para um Sporting CP cheio de coração e de crença de que era possível a vitória, que escapou mesmo no último segundo.

Numa final jogada à melhor de cinco jogos, o Sporting CP tem, já esta terça-feira (19h00), nova oportunidade para ganhar um jogo fora de portas e deixar as contas da final a dependerem do factor casa, onde se realizarão os dois seguintes dérbis. 

Na Luz, no primeiro quarto, o Sporting CP apresentou dificuldades no ressalto que permitiram ao SL Benfica segundos e mesmo terceiros lançamentos e finalizações debaixo da tabela. As ‘águias’ andaram sempre na frente nos primeiros dez minutos, com a equipa Leonina a não conseguir recuperar as bolas vindas da tabela nos lançamentos não concretizados pelos jogadores benfiquistas. No Sporting CP, assumiam o jogo Marcus Lovett e depois Eddy Polanco, mas os lançamentos de média e de longa distância não entravam, enquanto Ivan Almeida, do lado da equipa da Luz, conseguiu dois triplos.

Já só com pouco mais de um minuto para jogar nos primeiros dez, o Sporting começou a equilibrar a luta dos ressaltos e com isso a encostar um pouco mais no marcador, ainda que a vantagem da equipa encarnada fosse de 28-19, ou seja, nove pontos de vantagem.

No segundo quarto, uma inovação táctica do treinador Pedro Nuno Monteiro teve como resultado uma cada vez maior aproximação do Sporting CP no marcador. Substituições ‘à andebol’, com trocas de defesa-ataque entre João Fernandes e António Monteiro que só defendiam, para as entradas de Joshua Patton e de Eddy Polanco, foram relançando aos poucos a equipa de Alvalade, cada vez mais aguerrida a proteger a tabela defensiva e a provocar turnovers, ou seja, perdas de bola sem lançamento, à equipa benfiquista. Josua Patton foi coleccionado pontos – 16 no final dos primeiros 20 minutos – com o poste norte-americano muito dominador nas áreas interiores, enquanto Eddy Polanco evidenciava um acerto crescente nos lançamentos, cada vez melhor secundado por Marcus Lovett Jr.

Com uma jogada de três pontos – lançamento e falta concretizados – Joshua Patton possibilitou ao Sporting CP ficar a um ponto do SL Benfica com 26 segundos para jogar e os Leões chegaram mesmo à vantagem ao intervalo, com um contra-ataque finalizado por André Cruz, após condução soberba da jogada por Diogo Ventura. Um cesto conseguido mesmo sobre a buzina para o 47-48 a favor do Sporting CP.

No terceiro quarto, foi o SL Benfica a entrar melhor com dois triplos praticamente consecutivos de Ivan Almeida, que colocaram os donos da casa na frente por 53-48, ou seja, as águias recuperavam a liderança no marcador. O Sporting CP esteve então mais de dois minutos sem conseguir concretizar e a primeira vez que o conseguiu no terceiro período foi através de um lance livre de Eddy Polanco.

Voltavam as dificuldades ofensivas Leoninas, com o SL Benfica a tentar defender a todo o campo e o Sporting CP com problemas para ter lançamentos abertos e sem oposição. Com isso, o resultado chegou a estar em 60-49 para a equipa da Luz e o Sporting CP a só conseguir concretizar da linha de lance livre durante cinco minutos. Primeiro, um magnífico afundanço de Joshua Patton, após assistência de Diogo Ventura, colocou o Sporting CP a sete pontos de distância (62-55). Depois, um triplo invalidado a António Monteiro - decisão muito discutível - quebrou o ímpeto verde e branco, pois o SL Benfica foi de seguida para a linha de lance livre para o 66-58. Os lançamentos teimavam em não entrar do lado Sportinguista, com Patton a voltar a ditar as regras no ressalto, desta vez ofensivo, para colocar o resultado em 66-60.

Um triplo de Marcus Lovett deixou o Sporting CP a três pontos de diferença, com o Sporting CP a voltar a conseguir subir, e muito, o nível colectivo, através de uma boa partilha de bola, encontrando o jogador solto de marcação, como no referido triplo de Marcus Lovett Jr.

Com cerca de um minuto e meio para o final do terceiro quarto, o Sporting CP tinha uma desvantagem de quatro pontos (68-64), aumentada com uma entrada para o cesto de Broussard. Contudo, com Lovett a entrar cada vez mais no jogo, renascia uma legítima esperança de recuperação no marcador por parte da equipa Leonina, que saía para o último quarto com uma desvantagem de 71-66. Os últimos e decisivos dez minutos deixavam claramente em aberto a possibilidade de o Sporting CP poder virar o jogo. No entanto, foi o SL Benfica a entrar logo com um triplo que distanciou as águias no marcador até à dezena de pontos.

Travante Williams conseguiu uma jogada de três pontos – cesto e falta – mas sem os triplos  tudo ficava mais difícil para o Sporting CP, que com grande alma, coragem e determinação, conseguiu encetar nova excelente recuperação para ficar apenas a três pontos das águias e, ainda mais perto, a apenas um com um lançamento de dois pontos de Marcus Lovett (81-80), quando já só faltava um minuto e 30 segundos para o final. Nessa fase, enorme protagonismo para a dupla Leonina Marcus Lovett Jr e Travante Williams, a assumirem muitas das despesas do conjunto verde e branco para encostar na pontuação, com apenas um ponto de desvantagem (81-80).

E tudo se decidiu nos últimos segundos. Com apenas um ponto a separar os dois emblemas, o SL Benfica não concretizou e, depois, Eddy Polanco, numa entrada parra o cesto, colocou o Sporting CP na frente com um lançamento de dois pontos  - a três segundos para o final (83-84). Houve um desconto de tempo, a posse de bola era do SL Benfica, que concretizou por Aaron Broussard - cesto e ainda falta, depois falhada.

Já só restavam 70 centésimos de segundo, que não deram tempo ao Sporting CP para um último lançamento. Ainda assim, fica uma imagem de garra e de capacidade nesta final, que esta terça-feira terá novo reencontro, de novo na Luz. Os Leões vão tentar novamente a vitória que, este domingo, escapou por um triz no Pavilhão da Luz.

Sporting CP: Travante Williams (12), Eddy Polanco (20), Ricardo Monteiro, Marko Loncovic (2), Diogo Ventura (1), António Monteiro (3), João Fernandes (1), Diogo Araújo, André Cruz (2), Joshua Patton (20), Isaiah Armwood (3), Marcus LoVett Jr (20),